EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ALUNO E DOCENTE EM PERSPECTIVA

Autores/as

  • Letícia Cassaro Bonicenha Must University
  • Ana Paula Cândido Lozorio Must University
  • Viviane Camporez Viganor Must University
  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15445

Palabras clave:

Aluno. Docente. Educação a Distância. EAD.

Resumen

A Educação a Distância (EaD) tem passado por uma evolução significativa desde os primeiros métodos de estudos por correspondência até a era atual, marcada pela integração de tecnologias avançadas como inteligência artificial (IA) e realidade aumentada. A transformação da EaD é impulsionada pelos avanços nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), que ampliaram a flexibilidade, acessibilidade e interatividade do processo educativo. Este estudo tem como objetivo traçar sua evolução histórica, explorar o papel ativo do aluno na sua trajetória acadêmica e discutir a importância das competências dos docentes no contexto da EaD. A metodologia adotada é a pesquisa bibliográfica, que oferece uma análise aprofundada baseada em textos acadêmicos e obras especializadas. A análise revela que a contínua evolução das ferramentas educacionais e das metodologias de ensino exigem uma abordagem dinâmica e constantemente atualizada. Portanto, espera-se motivar futuras investigações e pesquisas na área, evidenciando a relevância do tema para o desenvolvimento de práticas educacionais inovadoras e eficazes.

Biografía del autor/a

Letícia Cassaro Bonicenha, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST), Estados Unidos.

Ana Paula Cândido Lozorio, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST), Estados Unidos.

Viviane Camporez Viganor, Must University

Mestranda em Tecnologias Emergentes em Educação Must University (MUST), Estados Unidos.

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutoranda em Ciências da Educação Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS), Paraguai.

Publicado

2024-08-26

Cómo citar

Bonicenha, L. C., Lozorio, A. P. C., Viganor, V. C., & Santos, S. M. A. V. (2024). EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ALUNO E DOCENTE EM PERSPECTIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(8), 3305–3310. https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15445