BENEFÍCIOS DA ANÁLISE SWOT PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO

Autores/as

  • Solimar Stuh Must University
  • Éverton Marques da Silva Universidade Federal do Amazonas
  • Domingos José dos Santos Instituto Federal do Piauí
  • Alexsandro Narciso de Oliveira Must University
  • Antonio José Ferreira Gomes Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Paola Cristina Paixão Aleixo Gomes Universidade Cândido Mendes

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15388

Palabras clave:

Análise SWOT. Instituições de Ensino. Planejamento Estratégico.

Resumen

O objeto de estudo deste artigo é a ferramenta de análise SWOT, que ajuda empresas a identificar pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças. O objetivo é mostrar como essa técnica pode ser aplicada em instituições de ensino, destacando os aspectos em que essas organizações podem melhorar ao conhecerem as suas Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. Além disso, o artigo aborda as dificuldades enfrentadas por instituições que não utilizam essa ferramenta, perdendo a oportunidade de conhecer os seus concorrentes e identificar os seus pontos fortes. A metodologia adotada para este estudo foi a pesquisa bibliográfica, que incluiu a análise de livros, revistas e artigos científicos sobre temas como os benefícios da análise SWOT para instituições de ensino, suas principais características e aplicabilidade. Os resultados esperados incluem a demonstração de como a análise SWOT pode beneficiar as instituições de ensino ao fornecer um conhecimento mais aprofundado sobre o seu ambiente interno e externo, permitindo um planejamento estratégico mais eficaz.

Biografía del autor/a

Solimar Stuh, Must University

Mestre em Tecnologias Emergentes na Educação pela Must University.

Éverton Marques da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Amazonas.

Domingos José dos Santos, Instituto Federal do Piauí

Especialista em Educação Especial e Inclusiva pelo Instituto Federal do Piauí.

Alexsandro Narciso de Oliveira, Must University

Mestrando em Gestão de Cuidados da Saúde pela Must University.

Antonio José Ferreira Gomes, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Mestrando em Ciências da Educação pela Facultad Interamericana de Ciencias Sociales.

Paola Cristina Paixão Aleixo Gomes, Universidade Cândido Mendes

Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Cândido Mendes.

Publicado

2024-08-26

Cómo citar

Stuh, S., Silva, Éverton M. da, Santos, D. J. dos, Oliveira, A. N. de, Gomes, A. J. F., & Gomes, P. C. P. A. (2024). BENEFÍCIOS DA ANÁLISE SWOT PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(8), 3267–3274. https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15388