CONTEXTUALIZAÇÃO DA ORIGEM E EXPANSÃO DO HIV/AIDS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15382

Palabras clave:

HIV/AIDS. Origem. Formas de transmissão.

Resumen

O HIV/AIDS, ainda é um importante problema de saúde pública global. Quando não tratado, infecta e se propaga com muita facilidade. Segundos os dados da UNAIDS, desde o início da epidemia, pelo menos 85,6 Milhões de pessoas foram infectadas por HIV, dos quais 40,4 milhões foram ao óbito por causas associadas ao AIDS. Nesta pesquisa, contextualizamos a origem e expansão da AIDS. Trata-se de uma pesquisa de revisão de literatura, realizada por meio de artigos indexados em bases de dados com acesso institucional. As bases de dados utilizadas foram PubMed, Cochrane Library, Embase, CINAHL e Web of Science. Para o estudo ser incluído, deveria atender aos seguintes critérios de elegibilidade: ser publicado em periódico revisado por pares; estudos com abordagem quantitativa, que incluíssem metodologia e resultados relevantes; estudos primários; a ser publicados até maio de 2024; e ser publicado em inglês, português ou espanhol. O conhecimento da história e os meios de propagação, pode ajudar a melhorar as estratégias de controle desta importante epidemia.

Biografía del autor/a

Raquel Maria Navarro, Universidade Federal do Amazonas

Mestre em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas em Convênio com o Instituto de Pesquisa Leônidas & Maria Deane-FIOCRUZ Amazônia, Manaus-Brasil. Psicóloga e Neuropsicóloga da Fundação Hospitalar Alfredo da Matta, Manaus-Brasil.

Zeca Manuel Salimo, Universidade do Estado do Amazonas

Doutor em Doenças Tropicais e Infecciosas pela Universidade do Estado do Amazonas em convénio com a Fundação de Medicina Tropical Dr Heitor Vieira Dourado, Manaus-Brasil. Professor e Pesquisador da Faculdade de Ciências de Saúde da Universidade Lúrio, Nampula-Moçambique.

Publicado

2024-08-26

Cómo citar

Navarro, R. M., & Salimo, Z. M. (2024). CONTEXTUALIZAÇÃO DA ORIGEM E EXPANSÃO DO HIV/AIDS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(8), 3290–3295. https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15382