IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO DESEMPENHO DE ESCOLARES

Autores/as

  • José Judimaci Marques Ricarte Veni Creator Christian University
  • Maria Dorivan Felix de Santana Ricarte Faculdade Integradas de Patos

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15380

Palabras clave:

Atividade física; Estratégia; Currículo escolar.

Resumen

O artigo aqui discutido tem característica exploratória, com procedimentos técnicos bibliográficos tendo como objetivo analisar as produções científicas que contemplam a temática educação física na escola. Foi desenvolvido mediante levantamento bibliográfico em periódicos nacionais indexados na base de dados SciELO, considerando os últimos dez anos de publicação. Como resultado constatou-se 23 artigos que mencionam a temática, sendo 17,4% de campo e 82,6% de revisão. Houve categorização temática definida pela análise temática de Bardin, e o resultado foi uma categoria denominada: Educação física como estratégia para elevar o desempenho escolar. Nessa discussão entende-se a partir dos achados produzidos, que a disciplina de educação física passou por um processo de transformação em sua construção, e que embora não se tenha comprovação científica a partir de estudos, e que as pesquisas de campo sejam escassas, a participação de escolares na disciplina favorece o envolvimento deles nas diversas disciplinas do currículo escolar elevando o desempenho em relação aos conteúdos apreendidos. Todavia, entende-se que embora haja tal reconhecimento, é importante a realização de estudos comparativos de campo para apreensão de tal embasamento científico.

Biografía del autor/a

José Judimaci Marques Ricarte, Veni Creator Christian University

Doutorando em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University. 

Maria Dorivan Felix de Santana Ricarte, Faculdade Integradas de Patos

Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade Integradas de Patos.

Publicado

2024-08-26

Cómo citar

Ricarte, J. J. M., & Ricarte, M. D. F. de S. (2024). IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO DESEMPENHO DE ESCOLARES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(8), 3184–3196. https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15380