POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS

Autores/as

  • Daiany Alves Araújo Moreira Universidade Federal do Tocantins image/svg+xml
  • Mônica Aparecida da Rocha Silva Universidade Federal do Tocantins image/svg+xml

Palabras clave:

Educação. Tecnologias da informação. Políticas públicas educacionais.

Resumen

A evolução digital está presente no cotidiano das pessoas, pois grande parte das atividades encontram-se mediadas pelos dispositivos digitais, conectados on-line e em redes. Logo, é crucial que as pessoas tenham acesso às tecnologias digitais e que saibam utilizá-las como um meio para novos conhecimentos.
Destarte, as tecnologias digitais têm desempenhado um papel importante para a economia, cultura e sociedade, não somente ao nível local, mas mundialmente. Para isso, é necessário que as diferentes classes sociais tenham acesso às redes digitais e ao ciberespaço, não apenas utilizando os meios tecnológicos, mas também agregando desenvolvimento e informações para si e sociedade.
Em decorrência do cenário pandêmico, causado pela Covid-19, o papel das tecnologias digitais foi modificado e intensificado, pois o mundo enfrentou diversos desafios sanitários, econômicos e sociais. E não foi diferente na área da Educação, aliás, no período da pandemia o uso da tecnologia digital se tornou essencial para a continuação do ensino.
O presente livro visa apresentar a você leitor(a) um importante conteúdo, a Sociedade da Informação e as Tecnologias Digitais na Educação, isso a partir de um olhar sobre o cenário das políticas públicas educacionais, refletindo sobre a inclusão e exclusão digital. Assim, para atender esse objetivo, o trabalho encontra-se divido em cinco capítulos. O Primeiro capítulo, é discutido sobre a Sociedade da Informação, com base na literatura especializada, destacando alguns autores que abordam a temática.
No Segundo capítulo, “Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs)”, destacamos o conceito e a relação das TICs com a sociedade, tendo em vista o aumento do seu uso no cotidiano. Ainda, é apresentado nesse capítulo algumas definições sobre internet, redes e ciberespaço. O capítulo terceiro, ocupa-se em destacar as tecnologias digitais na área da Educação, apresentando a sua importância para os indivíduos e sociedade. Já no Quarto capítulo, discutimos as definições e o panorama sobre a inclusão e exclusão digital.
E no quinto capítulo, intitulado “Políticas públicas de inclusão digital no Brasil”, apresentamos as concepções sobre políticas públicas e discutidas as bases teóricas das políticas voltadas à Educação. Por fim, é apresentado algumas políticas de inclusão digital no Brasil, com o recorte de 1997 a 2020, e posteriormente comparamos as políticas elencadas com os conceitos de inclusão digital, exposto no Quarto capítulo. No último, apresenta as considerações finais sobre o texto.
Esperamos que a leitura do livro possa ser proveitosa e que sirva como base para novas pesquisas relacionadas ao conteúdo deste trabalho. Desejamos a todos uma ótima leitura!

 

Biografía del autor/a

Daiany Alves Araújo Moreira, Universidade Federal do Tocantins

Doutoranda e Mestra em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Graduada em Administração e em Processos Gerenciais. Especialista em Gestão de Recursos Humanos (FATEC) e em Gestão Estratégica da Inovação e Propriedade Intelectual (UNOPAR). Atualmente, é professora da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS).

Mônica Aparecida da Rocha Silva, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Ciências Sociais pela UnB (2007). Realizou. Pós-doutorado (2017) e estágio doutoral (2006) na Universidad Nacional Autonóma do México (UNAM). Atualmente, é professora e pesquisadora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), lotada no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e no Curso de Graduação em Ciências Econômicas.

Publicado

2024-08-05

Cómo citar

Moreira, D. A. A., & Silva, M. A. da R. (2024). POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12–100. Recuperado a partir de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/15152

Número

Sección

E-books

Categorías