TRANSFORMAÇÃO ACADÊMICA ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS: AS NOVAS PERSPECTIVAS DO ENSINO SUPERIOR NA AMÉRICA DO SUL

Autores/as

  • José Ferreira da Silva Veni Creator Christian University
  • Erialva Maria de França Barros Veni Creator Christian University
  • Vivianne Souza Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15111

Palabras clave:

Redes Sociais. Ensino Superior. América do Sul. Equidade Educacional. Inovação Pedagógica.

Resumen

Este artigo explora a transformação do ensino superior na América do Sul por meio da integração de redes sociais, destacando tanto os desafios quanto às oportunidades que emergem desse fenômeno. Com foco na equidade e acessibilidade da educação, a pesquisa aborda como as redes sociais redefinem os métodos pedagógicos, promovem a colaboração acadêmica transnacional e afetam a dinâmica tradicional entre alunos e professores. Utilizando uma metodologia qualitativa que inclui revisões bibliográficas e estudos de caso selecionados de países sul-americanos, o estudo revela que as redes sociais podem significativamente aumentar o acesso ao conhecimento e facilitar o engajamento educacional em um contexto marcado por desigualdades. Por fim, discute-se as implicações sociais dessas mudanças, sublinhando a necessidade de políticas adequadas para garantir o uso ético e seguro dessas plataformas. As redes sociais são identificadas como ferramentas potenciais para modernizar a educação, tornando-a mais inclusiva e adaptada às demandas da sociedade digital.

Biografía del autor/a

José Ferreira da Silva, Veni Creator Christian University

Mestrando do Faculdade Veni Creator Christian University. Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Unopar.

Erialva Maria de França Barros, Veni Creator Christian University

Mestrando do Faculdade Veni Creator Christian University. Formada em Licenciatura Plena em História pela Faculdade de Formação de Professores de Belo Jardim.

Vivianne Souza, Veni Creator Christian University

Orientadora do curso de mestrando do Faculdade Veni Creator Christian University. Graduada em Licenciatura Plena em Letras e em Ciências Sociais, Mestra em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Publicas e Doutora em Ciências Sociais.

Publicado

2024-09-16

Cómo citar

Silva, J. F. da, Barros, E. M. de F., & Souza, V. (2024). TRANSFORMAÇÃO ACADÊMICA ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS: AS NOVAS PERSPECTIVAS DO ENSINO SUPERIOR NA AMÉRICA DO SUL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(9), 1958–1971. https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.15111