INCLUSÃO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA UMA EDUCAÇÃO MAIS EQUITATIVA

Autores/as

  • Rodi Narciso UNEMAT
  • Fabiana Conceição Nunes de Oliveira UNIDA
  • Daiane de Lourdes Alves UNEMAT
  • Eduardo Dias Duarte UNEATLANTICO
  • Mirian Abreu dos Santos Maia UNIDA
  • Guelly Urzêda de Mello Rezende UNIDA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15074

Palabras clave:

Inclusão escolar. Educação equitativa. Desafios. Tecnologia assistiva. Formação continuada.

Resumen

Este artigo aborda a inclusão escolar em como um meio para promover uma educação equitativa, garantindo acesso a todos os alunos, independentemente de suas circunstâncias individuais. A pesquisa explora os desafios e perspectivas para implementar uma educação inclusiva e equitativa nas escolas brasileiras. Para isso, utiliza a metodologia de pesquisa bibliográfica, analisa barreiras físicas, atitudinais e institucionais, além de práticas e políticas que objetivam proporcionar uma escola inclusiva. A fundamentação teórica destaca a importância da tecnologia assistiva e da formação contínua dos professores para promover a inclusão. Os principais resultados indicam que, apesar dos avanços nas políticas públicas, ainda há desafios significativos a serem superados, como a infraestrutura inadequada e o preconceito. A revisão de literatura revela que práticas pedagógicas inclusivas, como a diferenciação instrucional e o ensino colaborativo, além do uso de tecnologias assistivas, são essenciais para a inclusão. Ademais, a formação continuada dos educadores é crucial para implementar essas práticas. Por fim, o artigo expõe que a inclusão escolar requer ações concretas e políticas efetivas, destacando a necessidade de um comprometimento contínuo e recursos adequados para garantir um ambiente educacional justo e equitativo para todos.

Biografía del autor/a

Rodi Narciso, UNEMAT

Mestranda em Educação Inclusiva pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Fabiana Conceição Nunes de Oliveira, UNIDA

Mestranda em Ciências da Educação pela Universidad de la Integración de las Américas (UNIDA)

Daiane de Lourdes Alves, UNEMAT

Mestranda em Educação Inclusiva pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Eduardo Dias Duarte, UNEATLANTICO

Mestre em Educação pela Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO)

Mirian Abreu dos Santos Maia, UNIDA

Mestranda em Ciências da Educação pela Universidad de la Integración de las Américas (UNIDA)

Guelly Urzêda de Mello Rezende, UNIDA

Doutoranda em Administração pela Universidad de La Integracion de Las Américas (UNIDA)

Publicado

2024-08-06

Cómo citar

Narciso, R., Oliveira, F. C. N. de, Alves, D. de L., Duarte, E. D., Maia, M. A. dos S., & Rezende, G. U. de M. (2024). INCLUSÃO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA UMA EDUCAÇÃO MAIS EQUITATIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(8), 713–728. https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15074