INCLUSÃO ESCOLAR: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA UMA EDUCAÇÃO MAIS EQUITATIVA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15074Palabras clave:
Inclusão escolar. Educação equitativa. Desafios. Tecnologia assistiva. Formação continuada.Resumen
Este artigo aborda a inclusão escolar em como um meio para promover uma educação equitativa, garantindo acesso a todos os alunos, independentemente de suas circunstâncias individuais. A pesquisa explora os desafios e perspectivas para implementar uma educação inclusiva e equitativa nas escolas brasileiras. Para isso, utiliza a metodologia de pesquisa bibliográfica, analisa barreiras físicas, atitudinais e institucionais, além de práticas e políticas que objetivam proporcionar uma escola inclusiva. A fundamentação teórica destaca a importância da tecnologia assistiva e da formação contínua dos professores para promover a inclusão. Os principais resultados indicam que, apesar dos avanços nas políticas públicas, ainda há desafios significativos a serem superados, como a infraestrutura inadequada e o preconceito. A revisão de literatura revela que práticas pedagógicas inclusivas, como a diferenciação instrucional e o ensino colaborativo, além do uso de tecnologias assistivas, são essenciais para a inclusão. Ademais, a formação continuada dos educadores é crucial para implementar essas práticas. Por fim, o artigo expõe que a inclusão escolar requer ações concretas e políticas efetivas, destacando a necessidade de um comprometimento contínuo e recursos adequados para garantir um ambiente educacional justo e equitativo para todos.
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