APRENDIZAGEM MEDIADA POR TECNOLOGIA: PERSPECTIVAS DA NEUROCIÊNCIA SOBRE O ENSINO INTERATIVO

Autores/as

  • Mille Anne Ribeiro da Silva Universidad Del Sol
  • Luciana Sousa Teixeira Alarcão Universidad Del Sol
  • Teresa Helena Batelli de Oliveira Universidad Del Sol

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15062

Palabras clave:

Neurociência educacional. Tecnologia educativa. Aprendizagem adaptativa. Estratégias pedagógicas. Desenvolvimento cognitivo.

Resumen

Este artigo explorou a integração das inovações tecnológicas apoiadas pelos conhecimentos da neurociência na educação, com o objetivo de entender como tais estratégias podem melhorar a aprendizagem e o desenvolvimento cognitivo dos estudantes. O estudo se baseou numa metodologia de pesquisa bibliográfica, conforme delineado por Barreto e Honorato (1998), que envolve a coleta de dados de fontes já publicadas para formar uma base teórica coesa, permitindo uma análise profunda das relações entre neurociência, tecnologia e processos educacionais. Diversos autores foram citados, incluindo Federige (2021), que discutiu o papel do sistema límbico na aprendizagem, e Raichle (2001), que se concentrou na função das emoções na formação de memórias duradouras. Outros estudos significativos incluíram os de Santos et al. (2023), que argumentaram sobre a necessidade de abordagens pedagógicas diferenciadas, e Horn e Staker (2015), que examinaram a eficácia dos modelos de aprendizagem flexíveis que integram ensino online e presencial. As conclusões do artigo destacaram a importância de adaptar estratégias educacionais para alinhar com as bases neurológicas e cognitivas dos alunos, utilizando tecnologias educativas para criar um ambiente de aprendizado mais inclusivo e eficaz. Foi enfatizado que as tecnologias não só engajam os estudantes, mas também oferecem novas oportunidades para o desenvolvimento de habilidades essenciais no século XXI.

Biografía del autor/a

Mille Anne Ribeiro da Silva, Universidad Del Sol

Mestranda em Ciências da Educação pela Universidad Del Sol (UNADES).

Luciana Sousa Teixeira Alarcão, Universidad Del Sol

Mestranda em Ciências da Educação pela Universidad Del Sol (UNADES).

Teresa Helena Batelli de Oliveira, Universidad Del Sol

Mestranda em Ciências da Educação pela Universidad Del Sol (UNADES).

Publicado

2024-08-06

Cómo citar

Silva, M. A. R. da, Alarcão, L. S. T., & Oliveira, T. H. B. de. (2024). APRENDIZAGEM MEDIADA POR TECNOLOGIA: PERSPECTIVAS DA NEUROCIÊNCIA SOBRE O ENSINO INTERATIVO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(8), 630–640. https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.15062