A INCLUSÃO NO CONTEXTO FAMILIAR E EDUCACIONAL E SEUS DESAFIOS

Autores/as

  • Soleika Gorete Lunkes Universidad Europea del Atlántico
  • Diogenes José Gusmão Coutinho Christian Business School
  • José Gilmar Kurtz UNIMESTRE
  • Robervane Araujo Rocha Universidade Europeia del Atlântico
  • Silvana Lamp Stael Universidad Europea del Atlántico
  • Emanueli Krackhecke Bonoldi Universidad Europea del Atlántico
  • Márcia Meire Fernandes Camargo Universidad Europea del Atlántico
  • Erica Beathalter Klein Universidad Europea del Atlántico

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.15007

Palabras clave:

Deficiência. Inclusão. Família. Legislação. Educação especial.

Resumen

Este trabalho tem como objetivo abordar a questão da deficiência e da inclusão que tem sofrido mudanças através dos tempos. Mudanças em todos os sentidos: na tecnologia disponível para minimizar seus efeitos e na visão que se tem hoje das pessoas que têm qualquer deficiência. Aqui, tomaremos contato com a história dinâmica da Educação Especial: crenças e valores do século passado já não determinam formas de se comportar diante da deficiência; dos conceitos de deficiência, do papel da família no processo de aceitação e inclusão, da escola e seus colaboradores e ainda, da legislação atual que trata sobre o tema. Estamos construindo uma nova história, em que a diferença é a tônica e o respeito a ela deve existir na relação entre os homens. O avançar da história culmina, também, na construção de um corpo de leis que determinam formas que a sociedade deve obedecer no convívio com pessoas com deficiência. Para a realização deste estudo foi utilizado como metodologia a revisão da literatura, onde ideias de diferentes autores permite a reflexão e a autoanálise tanto para profissionais da educação que se vêm agora com salas de aulas múltiplas, com alunos especiais; quanto para as famílias que passam a ver de outra maneira a inclusão e seus benefícios.

 

Biografía del autor/a

Soleika Gorete Lunkes, Universidad Europea del Atlántico

Graduada em Tecnologia em Gestão Ambiental pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná-UTFPR (2011), Graduação em Licenciatura em Química pela UTFPR (2016), Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela UTFPR (2017) e Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Alfamérica (2019). Mestre pela Universidad Europea del Atlántico UNEATLANTICO (2023). Especialista em Educação Especial pela Bagozzi (2016), Especialista em Educação do Campo pela Bagozzi (2016), Especialista em Gestão Escolar pela UCESP (2016) e Especialista em Psicomotricidade pela Faculdade São Luíz (2016). Atualmente é doutoranda em CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO pela Christian Business School. Atua como docente dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Pedro Álvares Cabral – EMPAC/Santa Helena – PR e como docente na Educação Infantil na Escola Municipal Dona Leopoldina – Itaipulândia – PR.

Diogenes José Gusmão Coutinho, Christian Business School

Doutor em biologia pela UFRPE. Mestre em biologia pela UFPE. Doutor em biologia pela UFPE. Atualmente é Professor Dr. Na Christian Business School.

José Gilmar Kurtz, UNIMESTRE

Graduado em Educação Física pela Uniguaçu Faesi (2008). Licenciado em Filosofia pela Unipar - Universidade Paranaense (2018). Especialista em Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia e Educação do Campo pela Faculdade São Luís (2020). Licenciado em Pedagogia pela União Brasileira de Faculdades – UNIMESTRE – Sitema de Gestão Educacional, 2023. 

Robervane Araujo Rocha, Universidade Europeia del Atlântico

Graduado pelo Instituto Federal do Ceará - IFCE. Especialista em Matemática Financeira e Estatística e mestre pela Universidade Europeia del Atlântico-UNEATLANTICO (2024). 

Silvana Lamp Stael, Universidad Europea del Atlántico

Graduada em Pedagogia pela Universidade Castelo Branco (2009), Especialização em Educação Especial UNIVALE - Faculdade Integradas do Vale do Ivaí (2011), Especialista em Arte Inclusão e Educação do Campo pela FICA - Faculdade Integradas Camões (2014), Especialista em Ensino Lúdico pela Faculdade de Educação São Luís. Jaboticabal – SP (2019). Atua como docente na Educação Infantil na Escola Pedro Álvares Cabral - Santa Helena - PR. Mestranda pela Universidad Europea del Atlántico UNEATLANTICO, (2024).

Emanueli Krackhecke Bonoldi, Universidad Europea del Atlántico

Graduada em Pedagogia pela Universidade Paulista (2020), Especialista em Alfabetização e Letramento pela UNOPAR (2021), Especialista em Neuropsicopedagogia pela UNINA (2022), Especialista em Coordenação Pedagógica pela UNINA (2023), Mestranda em Educação pela Universidad Europea del Atlántico-UNEATLANTICO (2024 - Atualmente). Atua como docente dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Escola Municipal Pedro Álvares Cabral – EMPAC/Santa Helena – PR. 

Márcia Meire Fernandes Camargo, Universidad Europea del Atlántico

Graduada em Pedagogia pela universidade Castelo Branco (2012). Especialista em Educação Especial Inclusiva pela Fica-Faculdade Integradas Camões (2014), especialista em Educação Infantil pela Faculdade de Educação São Luís/Jaboticabal - SP (2018), e Especialista em Educação do Campo pela Faculdade de Educação São Luís/ Jaboticabal - SP (2018). Atua como docente na Educação Infantil na Escola Pedro Álvares Cabral- Santa Helena -PR. Cursando Mestrado pela Universidad Europea del Atlántico-UNEATLANTICO (2024). 

Erica Beathalter Klein, Universidad Europea del Atlántico

Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Castelo Branco (2009). Mestranda pela Universidad Europea del Atlántico-UNEATLANTICO (2024). Especialista em Psicopedagoga pela Faculdade Celer (2010) e Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade São Braz (2014). Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental/ Anos Iniciais desde 2003. Atualmente, atua como gestora educacional na Escola Municipal Pedro Álvares Cabral – Educação Infantil e Ensino Fundamental/Santa Helena. 

Publicado

2024-07-25

Cómo citar

Lunkes, S. G., Coutinho, D. J. G., Kurtz, J. G., Rocha, R. A., Stael, S. L., Bonoldi, E. K., … Klein, E. B. (2024). A INCLUSÃO NO CONTEXTO FAMILIAR E EDUCACIONAL E SEUS DESAFIOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(7), 2785–2799. https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.15007