METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES

Autores/as

  • Raimundo Cazuza da Silva Neto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão
  • Altamir Gomes de Sousa Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Josinete Peixoto dos Santos Universidade Estadual Vale do Acaraú,State University of Vale do Acaraú image/svg+xml
  • Maria Lúcia Lima Diógenes Teixeira Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Patric Devyd Gomes Vieira Universidade Estadual do Maranhão image/svg+xml
  • Raphael Geraldo dos Reis Must University- USA
  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14953

Palabras clave:

Metodologias Ativas. Ensino da Matemática. Educação. Inovação Pedagógica.

Resumen

Este estudo aborda a implementação das metodologias ativas no ensino da matemática, destacando os desafios e oportunidades inerentes a essas abordagens pedagógicas. As metodologias ativas, como a sala de aula invertida e a aprendizagem baseada em problemas, colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem, promovendo maior engajamento, autonomia e desenvolvimento de habilidades críticas. Através de uma revisão de literatura e análise de casos práticos, identificamos os principais benefícios dessas metodologias, incluindo a melhoria do desempenho acadêmico e o aumento da motivação dos alunos. No entanto, a implementação enfrenta desafios significativos, como a resistência à mudança, a deficiência na formação dos professores e a falta de recursos tecnológicos. Para superar esses desafios, são sugeridas estratégias de sensibilização, formação continuada e investimentos em infraestrutura. O estudo conclui com sugestões para pesquisas futuras e estratégias para promover uma educação matemática inovadora e eficaz. Os resultados deste estudo destacam a importância de uma abordagem pedagógica que fomente a participação ativa e a aprendizagem significativa, alinhada às demandas do século XXI.

Biografía del autor/a

Raimundo Cazuza da Silva Neto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

Mestre em Ensino de Física, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).

Altamir Gomes de Sousa, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutorando em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Josinete Peixoto dos Santos, Universidade Estadual Vale do Acaraú,State University of Vale do Acaraú

Especialista em Gestão Ambiental, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Maria Lúcia Lima Diógenes Teixeira, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Mestra em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS)

Patric Devyd Gomes Vieira, Universidade Estadual do Maranhão

Mestrando em Educação Inclusiva, Universidade Estadual do Maranhão.

Raphael Geraldo dos Reis, Must University- USA

Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação, Must University (MUST).

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutoranda em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Publicado

2024-07-18

Cómo citar

Silva Neto, R. C. da, Sousa, A. G. de, Santos, J. P. dos, Teixeira, M. L. L. D., Vieira, P. D. G., Reis, R. G. dos, & Santos, S. M. A. V. (2024). METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(7), 2090–2103. https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14953