INCLUSÃO DO LÚDICO NO PROCESSO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14922Palabras clave:
Lúdico. Afetividade. Brincadeiras. Criança. Desenvolvimento infantil.Resumen
Este estudo se fundamenta na apuração na prática de inserir a ludicidade como ferramenta no processo emocional e de aprendizagem dos estudantes da Educação Infantil. Este trabalho fundamenta-se (Almeida e Santos, 2015, p.34), (Souza, 2015, p.1), (Teixeira, 2018, p.144), (Valente, 2018, p.27-28). A interpelação da pesquisa é qualitativa, descrita em um ambiente escolar no campo da Rede Pública nomeada em (EM) do município de Escada, localizada na Zona da Mata do Estado de Pernambuco. Tendo como sujeitos de pesquisa dois professores chamado P1 e P2. A escola fica localizada na Zona Rural onde atende um público diversificado tanto economicamente quanto social. O lúdico está envolvido na vida de toda criança e podendo contribuir no comportamento, desde a chegada para as impressões iniciais com o espaço escolar. Esta inclusão traz inúmeros desafios aos professores, bem como o desenvolvimento infantil no motor, cognitivo e o afetivo da criança, propondo um laço afetivo e a autoconfiança sendo construída diariamente. As atividades brincantes proporcionam inúmeros meios de conquistas, tanto adaptação e interação quanto na integração construtiva. Atividades bem construídas traz benefícios para a vida escolar. Durante o estudo se conseguiu notar que a ludicidade utilizada de ferramenta no ambiente escolar visa contribuir como instrumento diversificado e de grande valor estimulando a imaginativa da criança provando que ela pode adquirir conhecimentos através do lúdico, desenvolvendo habilidades propostas e superar desafios com o jogar e o brincar, visando o lúdico como um recurso para fontes de prazer, arquitetar, aventurar e agir com o intuito de superação. Com a leitura das informações colhidas, vem o entendimento que a execução de práticas brincantes é relevante no desenvolver do período infantil
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY