INCLUSÃO DO LÚDICO NO PROCESSO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Autores/as

  • Laudenice Simão de Almeida FAESC- Faculdade da Escada
  • Maria da Conceição dos Santos FAESC- Faculdade da Escada
  • Maria Aparecida Dantas Bezerra FAESC- Faculdade da Escada

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14922

Palabras clave:

Lúdico. Afetividade. Brincadeiras. Criança. Desenvolvimento infantil.

Resumen

Este estudo se fundamenta na apuração na prática de inserir a ludicidade como ferramenta no processo emocional e de aprendizagem dos estudantes da Educação Infantil. Este trabalho fundamenta-se (Almeida e Santos, 2015, p.34), (Souza, 2015, p.1), (Teixeira, 2018, p.144), (Valente, 2018, p.27-28). A interpelação da pesquisa é qualitativa, descrita em um ambiente escolar no campo da Rede Pública nomeada em (EM) do município de Escada, localizada na Zona da Mata do Estado de Pernambuco. Tendo como sujeitos de pesquisa dois professores chamado P1 e P2. A escola fica localizada na Zona Rural onde atende um público diversificado tanto economicamente quanto social. O lúdico está envolvido na vida de toda criança e podendo contribuir no comportamento, desde a chegada para as impressões iniciais com o espaço escolar. Esta inclusão traz inúmeros desafios aos professores, bem como o desenvolvimento infantil no motor, cognitivo e o afetivo da criança, propondo um laço afetivo e a autoconfiança sendo construída diariamente. As atividades brincantes proporcionam inúmeros meios de conquistas, tanto adaptação e interação quanto na integração construtiva. Atividades bem construídas traz benefícios para a vida escolar. Durante o estudo se conseguiu notar que a ludicidade utilizada de ferramenta no ambiente escolar visa contribuir como instrumento diversificado e de grande valor estimulando a imaginativa da criança provando que ela pode adquirir conhecimentos através do lúdico, desenvolvendo habilidades propostas e superar desafios com o jogar e o brincar, visando o lúdico como um recurso para fontes de prazer, arquitetar, aventurar e agir com o intuito de superação. Com a leitura das informações colhidas, vem o entendimento que a execução de práticas brincantes é relevante no desenvolver do período infantil

 

Biografía del autor/a

Laudenice Simão de Almeida, FAESC- Faculdade da Escada

Graduanda em pedagogia, FAESC- Faculdade da Escada.

Maria da Conceição dos Santos, FAESC- Faculdade da Escada

Graduanda em pedagogia, FAESC- Faculdade da Escada.

Maria Aparecida Dantas Bezerra, FAESC- Faculdade da Escada

Orientadora professora da FAESC- Faculdade da Escada Dr.ᵃ Em Educação pela UFAL- AL. 

Publicado

2024-07-19

Cómo citar

Almeida, L. S. de, Santos, M. da C. dos, & Bezerra, M. A. D. (2024). INCLUSÃO DO LÚDICO NO PROCESSO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(7), 2137–2148. https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14922