INCLUSION OF PLAY IN THE CHILD DEVELOPMENT PROCESSEste estudo se fundamenta na apuração na prática de inserir a ludicidade como ferramenta no processo emocional e de aprendizagem dos estudantes da Educação Infantil. Este trabalho fundamenta-se (Almeida e Santos, 2015, p.34), (Souza, 2015, p.1), (Teixeira, 2018, p.144), (Valente, 2018, p.27-28). A interpelação da pesquisa é qualitativa, descrita em um ambiente escolar no campo da Rede Pública nomeada em (EM) do município de Escada, localizada na Zona da Mata do Estado de Pernambuco. Tendo como sujeitos de pesquisa dois professores chamado P1 e P2. A escola fica localizada na Zona Rural onde atende um público diversificado tanto economicamente quanto social. O lúdico está envolvido na vida de toda criança e podendo contribuir no comportamento, desde a chegada para as impressões iniciais com o espaço escolar. Esta inclusão traz inúmeros desafios aos professores, bem como o desenvolvimento infantil no motor, cognitivo e o afetivo da criança, propondo um laço afetivo e a autoconfiança sendo construída diariamente. As atividades brincantes proporcionam inúmeros meios de conquistas, tanto adaptação e interação quanto na integração construtiva. Atividades bem construídas traz benefícios para a vida escolar. Durante o estudo se conseguiu notar que a ludicidade utilizada de ferramenta no ambiente escolar visa contribuir como instrumento diversificado e de grande valor estimulando a imaginativa da criança provando que ela pode adquirir conhecimentos através do lúdico, desenvolvendo habilidades propostas e superar desafios com o jogar e o brincar, visando o lúdico como um recurso para fontes de prazer, arquitetar, aventurar e agir com o intuito de superação. Com a leitura das informações colhidas, vem o entendimento que a execução de práticas brincantes é relevante no desenvolver do período infantil
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i7.14922Keywords:
Playful. Affectivity. Jokes. Child. Child development.Abstract
This research is based on investigating the inclusion of play as a tool in the emotional and learning process of Early Childhood Education students. This work is based on (Almeida and Santos, 2015, p.34), (Souza, 2015, p.1), (Teixeira, 2018, p.144), (Valente, 2018, p.27-28). The research question is qualitative, described as carried out in a Public Network field school named in (EM) in the municipality of Escada, located in Zona da Mata in the State of Pernambuco. Having as research subjects two teachers called P1 and P2. The school is located in the Rural Zone where it serves a diverse population, both economically and socially. Play is involved in every child's life and can contribute to behavior, from arrival to the first contact with the school space. This inclusion brings countless challenges to teachers, as well as the child's motor, cognitive and affective development, proposing an emotional bond and self-confidence being built daily. Games and games provide countless means of achievement, both adaptation and interaction and constructive integration. Well-constructed activities bring benefits to school life. During the study, it was possible to verify that play as a tool in the classroom aims to contribute as a diverse and valuable instrument, stimulating children's creativity, proving that they can acquire knowledge through play, developing proposed skills and overcoming challenges with games and games, aiming at play as a resource for sources of pleasure, designing, adventuring and acting with the aim of overcoming. With the analysis of the data collected, it can be seen that playful activity is important in the child's development.
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