O BRINCAR E O BRINQUEDO COMO ELEMENTOS EMANCIPATÓRIOS NO DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL: POR VYGOTSKY E KISHIMOTO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i9.14893Palabras clave:
Brincar. Brinquedo. Educação. Emancipação.Resumen
O objetivo geral do presente artigo é analisar o contexto acerca da importância do brincar para o desenvolvimento educacional infantil e a produção do brinquedo, como consequência desse processo, representando um objeto de divindade libertadora para emancipação da criança nas restrições situacionais, posto sob um local de divindade libertadora para emancipação da criança nas restrições situacionais. Sendo assim, o conteúdo do presente trabalho organizou-se através de uma pesquisa bibliográfica tendo por temática central o brincar e a produção de brinquedos como elementos centrais para o desenvolvimento emancipatório educacional da criança se debruçando na revisão teórica sobre estes processos na Educação Infantil, dialogando com a Pedagogia Vygotsky e Kishimoto. Entendendo que o brincar como incentivo do despertar imaginário infantil, colocando a criança no contexto de interação que as torna agentes de suas próprias experiências sociais e o brinquedo sendo o resultado dessas experiências responsável em emancipar os processos da educação em sala de aula. Concluindo a eficácia da estimulação do brincar e as produções dos brinquedos, para a criança, no espaço educacional, criar seu próprio espaço lúdico sendo fundamentais nas funções sensoriais e motoras, como também, no desenvolvimento social e intelectual criando oportunidades para a reprodução de suas situações como conflitos emocionais do dia a dia.
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