INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA, ABORDAGEM CLÍNICA E INSTITUCIONAL COM INTEGRAÇÃO DA PSICOTERAPIA

Autores/as

  • Angela Guimarães Pedreira Faculdade Pitagoras
  • Camilla Rayza dos Santos Barros Centro Universitário de Goiás Uni-Anhanguera
  • Glaucia Lemes de Carvalho Pontifíca Universidade Católica de Goiás
  • Jullia Ingrid Rodrigues Martins Unip

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14705

Palabras clave:

Psicopedagogia. Psicoterapia. Dificuldade de Aprendizagem. Prática Psicopedagógica. Intervenção Personalizada.

Resumen

A integração da psicoterapia na prática psicopedagógica é uma abordagem em ascensão, com o objetivo de compreender e intervir de maneira abrangente nas dificuldades de aprendizagem e distúrbios psicopedagógicos. Este estudo investigou os impactos dessa integração em contextos clínicos e institucionais, analisando seu efeito no processo de diagnóstico, intervenção e acompanhamento de indivíduos com tais dificuldades. A pesquisa baseou-se em uma revisão sistemática da literatura, seguida de análise dos artigos selecionados. Os resultados indicaram que a integração da psicoterapia na prática psicopedagógica resulta em melhorias significativas no desempenho acadêmico e no bem-estar emocional dos aprendizes. Além disso, foi observado que essa abordagem integrada é mais eficaz na identificação e superação de obstáculos emocionais e comportamentais, comparada às abordagens convencionais. Conclui-se, portanto, que a integração da psicoterapia na prática psicopedagógica é uma estratégia promissora para promover resultados mais positivos e um desenvolvimento mais completo dos aprendizes, contribuindo para uma educação mais inclusiva e de qualidade.

Biografía del autor/a

Angela Guimarães Pedreira, Faculdade Pitagoras

Graduada em Psicologia. Faculdade Pitágoras-Linhares, Espírito Santo. 

Camilla Rayza dos Santos Barros, Centro Universitário de Goiás Uni-Anhanguera

Graduada em Biologia- Centro Universitário de Goiás Uni-Anhanguera. 

Glaucia Lemes de Carvalho, Pontifíca Universidade Católica de Goiás

Graduada em Biologia- Pontifíca Universidade Católica de Goiás. 

Jullia Ingrid Rodrigues Martins, Unip

Biomédica – Unip.

Publicado

2024-06-27

Cómo citar

Pedreira, A. G., Barros, C. R. dos S., Carvalho, G. L. de, & Martins, J. I. R. (2024). INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA, ABORDAGEM CLÍNICA E INSTITUCIONAL COM INTEGRAÇÃO DA PSICOTERAPIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(6), 4240–4247. https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14705