A PUBLICIDADE NA SOCIEDADE PÓS-MODERNA: PROPAGANDAS ENGANOSAS E A VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS

Autores/as

  • Luciana Souto Sampaio de Farias Veni Creator Christian University
  • Eloy Pereira Lemos Júnior UFMG

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14604

Palabras clave:

Publicidade. Propaganda Enganosa. Liberdade. Privacidade. Direitos humanos.

Resumen

A propaganda publicitária é um mecanismo utilizado pelo mercado para o seu desenvolvimento. Entretanto, quando utilizados como forma de enganar os consumidores, elas passam a ocasionar danos aos consumidores e a toda a sociedade. Nesse contexto, o presente artigo tem como objetivo analisar as propagandas enganosas na sociedade pós-moderna, identificando quais as possíveis violações destas propagandas aos direitos humanos. A discussão teórica e os resultados empíricos indicam que o uso abusivo das propagandas com o intuito de enganar os consumidores, poderão manipular o comportamento humano, limitando a sua privacidade e a sua liberdade, violando, assim, os direitos humanos.

Biografía del autor/a

Luciana Souto Sampaio de Farias, Veni Creator Christian University

Mestranda em Ciências Jurídicas pela Veni Creator Christian University.

Eloy Pereira Lemos Júnior, UFMG

Doutor em Direito Empresarial pela UFMG; Pós- Doutor em Direito pela PUC-MG.

Publicado

2024-06-20

Cómo citar

Farias, L. S. S. de, & Lemos Júnior, E. P. (2024). A PUBLICIDADE NA SOCIEDADE PÓS-MODERNA: PROPAGANDAS ENGANOSAS E A VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(6), 3386–3398. https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14604