INCORPORAÇÃO DAS TICS NOS LIVROS DIDÁTICOS DO QUINTO ANO: ANÁLISE E PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO EM SANTA HELENA, PARANÁ (2023-2026)

Autores/as

  • Clarice Aparecida Agnes Universidad Europea del Atlántico
  • Maria Paulina Jess Universidad Europea del Atlántico
  • Fernanda Hickmann Universidad Europea del Atlántico
  • Alexsandro Mauricio Pinheiro Universidad Europea del Atlántico

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14600

Palabras clave:

Conhecimento. Comparação. Estudo.

Resumen

O presente artigo destaca a importância da incorporação das TICS nos livros didáticos do quinto ano: análise e perspectivas para a educação em Santa Helena, Paraná dentre para os anos de 2023 a 2026. Diante disso o estudo aqui descrito, propõe uma análise dos materiais didáticos utilizados no quinto ano do ensino fundamental em Santa Helena, Paraná, ao longo do triênio 2023-2026, com ênfase na incorporação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). A justificativa enfatiza a importância dessa investigação devido aos desafios complexos associados à efetiva integração das TIC na educação, especialmente em níveis de ensino específicos, como o quinto ano. A ausência de diretrizes claras e estratégias adaptadas para este contexto local representa uma lacuna que requer abordagem. Dessa forma, utilizou-se a pesquisa em diferentes materiais, buscando destacar que a aplicação dos recursos pedagógicos em conjunto, possibilitam uma aprendizagem mais significativa, ou seja, livro didático e recursos tecnológicos.

Biografía del autor/a

Clarice Aparecida Agnes, Universidad Europea del Atlántico

Mestranda em Educação com especialização em TICs - Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA).  

Maria Paulina Jess, Universidad Europea del Atlántico

Mestranda em Educação com especialização em TICs - Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA).

Fernanda Hickmann, Universidad Europea del Atlántico

Mestranda em Educação com especialização em TICs - Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA).

Alexsandro Mauricio Pinheiro, Universidad Europea del Atlántico

Mestrando em Educação com especialização em TICs - Universidad Europea del Atlántico - Espanha (UNEA).

 

Publicado

2024-06-18

Cómo citar

Agnes, C. A., Jess, M. P., Hickmann, F., & Pinheiro, A. M. (2024). INCORPORAÇÃO DAS TICS NOS LIVROS DIDÁTICOS DO QUINTO ANO: ANÁLISE E PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO EM SANTA HELENA, PARANÁ (2023-2026). Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(6), 3053–3062. https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14600