EDUCAÇÃO FINANCEIRA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO SOBRE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES QUANTO AO USO DO DINHEIRO

Autores/as

  • Maria Teuvani da Silva Santos Universidade Estadual do Ceará- UECE
  • Mário César Sousa de Oliveira Universidade Estadual do Ceará UECE

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14580

Palabras clave:

Educação Financeira. Ensino Fundamental. Anos Iniciais. Base Nacional Comum Curricular.

Resumen

O presente trabalho é uma abordagem sobre a temática Educação Financeira nas escolas.  Sabendo-se que a Base Nacional Comum Curricular trata da importância de introduzir a Educação Financeira ainda nos anos iniciais, como um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, esse estudo tem como objetivo geral analisar e compreender as competências e habilidades dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede pública de ensino de Cariús, relacionadas ao controle de gastos, poupança, investimentos e tomada de decisões financeiras responsáveis.  Assumiu-se uma abordagem qualitativa de pesquisa, coletando dados em duas escolas de ensino fundamental da rede municipal de Cariús. Os dados foram coletados através de um questionário aplicado em parte dos alunos destas duas escolas e após coletadas as respostas destes, fez-se uma tabulação através de gráficos, demonstrando assim o perfil de cada aluno entrevistado.  As conclusões nos dão a entender que os participantes possuem uma compreensão sobre a temática, embora muitos não vinculem ao currículo na sala de aula, o que indica a necessidade de aprimoramento e inserção de uma disciplina específica de Educação Financeira.

Biografía del autor/a

Maria Teuvani da Silva Santos, Universidade Estadual do Ceará- UECE

Aluna do curso de bacharelado em Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Ceará- UECE.

Mário César Sousa de Oliveira, Universidade Estadual do Ceará UECE

Doutor em Políticas Públicas Professor do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Ceará UECE. 

Publicado

2024-06-17

Cómo citar

Santos, M. T. da S., & Oliveira, M. C. S. de. (2024). EDUCAÇÃO FINANCEIRA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO SOBRE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES QUANTO AO USO DO DINHEIRO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(6), 2684–2700. https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14580