THE CONSTRUCTION OF AFRICAN WOMEN'S IDENTITY AND HER ROLE IN PREVENTING COVID-19

Autores/as

  • Vitória Afonso Langa de Jesus Universidad de La Habana image/svg+xml
  • Emília Cláudia Pinto Rangel Universidade Nachingwea- Moçambique
  • Manuel Pastor Francisco Conjo Universidade Federal de Viçosa image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.14551

Palabras clave:

African woman. Prevention. Society.

Resumen

This Article explores the processes of constructing the identity of African women, highlighting their role in preventing COVID – 19, especially in the cultural context of their experience. The central objective of the study is to reflect on how, through her maternal vein, associated with cultural issues, African women, conduct the prevention process during the pandemic, taking into account the configuration of principles, values, norms and practices of their daily lives. communities. Through the methodology adopted, it was possible to understand that African women, as they are the creators and educators of the family and therefore, of society, constitute a great strategy for inducing a change in the lives of the population to prevent COVID 19. interaction of knowledge and ways of expressing oneself in the community is fundamental for quality of life and pandemic prevention. Therefore, it is time for governments at all levels to recognize the greatness, importance and intelligence of women in changing societies.

Biografía del autor/a

Vitória Afonso Langa de Jesus, Universidad de La Habana

Doutorada em Ciências Sociológicas pela Universidade de Havana-Cuba. Directora Executiva do Fundo Nacional de Investigação (FNI), entidade tutelada pelo Ministro que superintende a Ciência e Tecnologia. E membro da Comissão intergovernamental da Bioética da UNESCO a representar
Moçambique, eleita em 2019 para um período de 4 anos. `E igualmente membro do Executive Board deo PASET-orgao regional para gestão de Bolsasde estudo de Doutoramente. Professora e membro do Conselho da Direcção da Universidade Nachingwea (UNA). Concebeu e dirigiu o Programa Nacional das Vilas do Milénio (implementado pelo Governo e Nações Unidas), igualmente Concebeu e dirigiu o Programa de Expedições Científicas, ambos Programas do Ministério da Ciência e Tecnologia. Docente Universitária de diversas disciplinas com destaque na área de Sociologia e metodologias de investigação científica. Autora e co-autora de varias obras como por exemplo:1. Artigo "Mulheres e nação moçambicana. Em sabres de mulheres: reconhecidos ecmenos reconhecidos". Editorial Universidade Nacional de Colômbia; 2. Livro: co-autora do Livro: Abastecimento de Água nas zonas rurais: TRIPLE S.Avaliação dos progressos para a prestação de serviços sustentáveis. Moçambique. Artigo "Mozambique Reconstrue identidades. Diálogo entre dois académicos del Sur". Revista Ciência Política. Africa, América Latina e el Caribe 1 Debates de política pública, Análise política. Universidade Nacional de Colômbia. Facultad de Derecho, Ciências Politicas y sociales. 4. Livro "Equidad y Participación Social de la Mujer Mozambicana" ed. Tricontinental, lá Habana. 5. Artigo "Muti, Fuente de la Identidad Mozambicana". Revista Tricontinental # 147, lá hab a na.  6. Artigo "Globalização, Pobreza e Género". Revista Info-ISPU. Revista Universitária. #5de 2003. Ed. pelo ISPU-Maputo, Moçambique. 

Emília Cláudia Pinto Rangel, Universidade Nachingwea- Moçambique

Psicóloga Laboral e Organizacional. Graduada em Psicologia Laboral e das Organizações, pela Universidade Pedagógica – Maputo, desenvolveu, em 2011, a tese de licenciatura com o tema "Manutenção de Recursos Humanos nas Organizações do Ramo Bancário" que lhe conferiu o grau de licenciatura. Fez estágio académico profissional na empresa EXECUTIVO 2000, Lda. e na AUTORIDADE TRIBUTÁRIA, nas áreas de recursos humanos e assuntos sociais onde teve a oportunidade de conciliar alguns aspectos teóricos apreendidos durante o curso.A Sr.ª Emília Rangel encontra-se a trabalhar na Universidade Nachingwea como Técnica dos Recursos Humanos e cumulativamente assume a função de Chefe do Gabinete do Reitor.Pela experiência acumulada, julga-se que a candidata está suficientemente qualificada e habilitada para assumir a posição proposta.

Manuel Pastor Francisco Conjo, Universidade Federal de Viçosa

Doutorado Em Ciência Florestal – Ambiente E Cinservação da Natureza - Pela Ufv, Brasil. Mestrado Em Gestão Ambiental - Pela UP, Maputo. Licenciado em ensino de Geografia - Pela UP, Maputo. Bacharel em ensino de Geografia - Pela UP, Maputo. Técnico Superior Em Higiene e Segurança no Trabalho e Ambiente – ENSINE, Centro de Formação e Especialização Técnica. -Docente Universitário. 

Publicado

2024-08-01

Cómo citar

Jesus, V. A. L. de, Rangel, E. C. P., & Conjo, M. P. F. (2024). THE CONSTRUCTION OF AFRICAN WOMEN’S IDENTITY AND HER ROLE IN PREVENTING COVID-19. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(8), 01–14. https://doi.org/10.51891/rease.v10i8.14551