DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: IDENTIDADE E PROFISSÃO DOCENTE NA LICENCIATURA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i6.1453Palabras clave:
Identidade. Formação. docente e didática.Resumen
O trabalho referente aborda sobre a docência superior, em que a identidade profissional é uma percursora de análise sobre “o ser” professor e a profissão docente na licenciatura como aquisição de conhecimento. Os objetivos desse artigo são compreender a construção da identidade perante a docência, principalmente na licenciatura; analisar como a formação docente interfere na identidade do docente para a atuação na licenciatura; avaliar a profissão docente através de aspectos e contextos que enfatizam o seu estudo; relacionar a identidade com a formação docente na licenciatura na busca de conduzir o conhecimento dessa área. A metodologia para este artigo consistiu em uma pesquisa qualitativa de porte da pesquisa bibliográfica investigados os contextos em livros, artigos científicos e periódicos para uma comprovação dos fatos coletados de acordo com o tema proposto. A primeira parte aborda a formação da identidade do docente em que explica os aspectos para a sua construção, transformação e adequação, a segunda parte trata das reflexões sobre a profissão docente e a terceira parte que discuti sobre a perspectiva da identidade e profissão docente na licenciatura. Com isso, a identidade é uma construção reflexiva do docente que deve desenvolvê-la desde cedo e perceber aprimorá-la.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY