EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: SOLUÇÃO PARA OS DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA O PROGRAMA MORADIA LEGAL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE PERNAMBUCO, NO PERÍODO PANDÊMICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores/as

  • Maria Célia Gomes Vasconcelos Universidade Veni Creator Christian University, USA
  • Luís Miguel Oliveira de Barros Cardoso Universidade de Coimbra, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14525

Palabras clave:

Educação a distância. Pandemia. Novas tecnologias.

Resumen

Com a pandemia de covid-19, as pessoas foram obrigadas a trabalhar de maneira remota. Diante dessa realidade, a Corregedoria Geral da Justiça, do Tribunal de Justiça de Pernambuco, teve que buscar mecanismos que garantissem o pleno desenvolvimento dos trabalhos do Programa Moradia Legal, de regularização fundiária, que estava se iniciando. De imediato, o Tribunal disponibilizou ferramentas tecnológicas que possibilitaram realização de reuniões online. Posteriormente, um sistema desenvolvido pelo CNJ possibilitou a realização de cursos. Estratégias que se mostraram fundamentais para que o Programa não tivesse solução de continuidade. O resultado apresentado pelos números confirma o sucesso do Programa, apesar dos desafios trazidos pelo lockdown em função da pandemia de Covid-19. Portanto, este trabalho desenvolve um estudo descritivo com o objetivo de fazer uma reflexão acerca do uso de tecnologias e estratégias remotas no decorrer do período de isolamento social, visando o mantenimento do Programa Moradia Legal.

Biografía del autor/a

Maria Célia Gomes Vasconcelos, Universidade Veni Creator Christian University, USA

Mestranda da Universidade Veni Creator Christian University. Especialização em Controladoria pela Universidade Federal do Ceará – UFC.

Luís Miguel Oliveira de Barros Cardoso, Universidade de Coimbra, Portugal

Doutorado em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade de Coimbra, Portugal. 

Publicado

2024-06-29

Cómo citar

Vasconcelos, M. C. G., & Cardoso, L. M. O. de B. (2024). EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: SOLUÇÃO PARA OS DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA O PROGRAMA MORADIA LEGAL DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE PERNAMBUCO, NO PERÍODO PANDÊMICO: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(6), 4389–4398. https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14525