A INFLUÊNCIA OCULTA: UM ESTUDO SOBRE AS TÁTICAS DO MARKETING INVISÍVEL

Autores/as

  • Giovanna Rodrigues Araujo Fatec
  • Lays Layla Rodrigues Tupina Fatec
  • João Almeida Santos PUC

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14473

Palabras clave:

Marketing invisível. Influência. táticas de marketing. Marketing oculto.

Resumen

O trabalho aborda o conceito de "Marketing Invisível" como uma alternativa às estratégias tradicionais de publicidade que muitas vezes são ignoradas pelos consumidores. Diante da crescente resistência às propagandas convencionais, o marketing invisível busca capturar a atenção de forma sutil, através de ações discretas que influenciam o público sem recorrer explicitamente à publicidade. O impacto ético do marketing invisível é explorado, considerando princípios como sinceridade, responsabilidade, equidade, respeito, transparência e cidadania. Enfatiza-se a importância de cultivar a confiança do consumidor e reconhecer as responsabilidades sociais e econômicas, na prática do marketing invisível. O trabalho conclui com a ideia de que cada setor do marketing possui desafios éticos específicos, exigindo políticas e análises apropriadas. O código de ética da American Marketing Association é referenciado como um guia para profissionais de marketing, enfatizando valores éticos fundamentais que visam fortalecer a integridade do sistema de marketing.

Biografía del autor/a

Giovanna Rodrigues Araujo, Fatec

Cursando tecnólogo em Comércio Exterior pela Fatec Zona Leste.

Lays Layla Rodrigues Tupina, Fatec

Cursando tecnólogo em Comércio Exterior pela Fatec Zona Leste. 

João Almeida Santos, PUC

Doutorado em Administração de empresas pela PUC, 2017. j

Publicado

2024-06-13

Cómo citar

Araujo, G. R., Tupina, L. L. R., & Santos, J. A. (2024). A INFLUÊNCIA OCULTA: UM ESTUDO SOBRE AS TÁTICAS DO MARKETING INVISÍVEL . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(6), 2373–2387. https://doi.org/10.51891/rease.v10i6.14473