CRIANÇAS DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS A SEREM SUPERADOS PELO PROFESSOR
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.14423Palabras clave:
Inclusão. Autismo. Desafios. Psicopedagogia. Educação Infantil.Resumen
É reconhecidamente direito do aluno portador de TEA (Transtorno do Espectro Autista) ter uma educação de qualidade e inclusiva. Esses direitos são garantidos por leis e corroborados pelas instituições de ensino e pela sociedade em geral. Entende-se essa compreensão como indispensável para garantir o direito constitucional à igualdade e à educação. Entretanto, faz-se necessária a devida reflexão sobre os desafios enfrentados diariamente pelo professor dentro das salas de aula. O reconhecimento e compreensão desses desafios são premissa fundamental para o desenvolvimento de alternativas que possam auxiliar o docente, sendo essa peça fundamental no processo de modo que se possa garantir que a inclusão desses educandos ocorra de fato. Para esse estudo, utilizou-se a pesquisa bibliográfica como forma de analisar as referências teóricas de autores reconhecidamente engajados com o tema inclusão. Para tal, utilizaram-se obras de autores como: MANTOAN (2005), MOTA (2020) e CUNHA (2022), dentre outros. A análise dessas obras permitiu as observações e reflexões sobre o tema, trazendo à luz a realidade atual, o confronto dessas ideias com a necessidade de suporte e auxílio ao docente. Esse profissional encontra, atualmente, no âmbito do contexto escolar, diversos obstáculos para cumprir sua função como mediador no processo inclusivo de estudantes portadores de TEA.
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