CRIANÇAS DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS A SEREM SUPERADOS PELO PROFESSOR

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.14423

Palabras clave:

Inclusão. Autismo. Desafios. Psicopedagogia. Educação Infantil.

Resumen

É reconhecidamente direito do aluno portador de TEA (Transtorno do Espectro Autista) ter uma educação de qualidade e inclusiva. Esses direitos são garantidos por leis e corroborados pelas instituições de ensino e pela sociedade em geral. Entende-se essa compreensão como indispensável para garantir o direito constitucional à igualdade e à educação. Entretanto, faz-se necessária a devida reflexão sobre os desafios enfrentados diariamente pelo professor dentro das salas de aula. O reconhecimento e compreensão desses desafios são premissa fundamental para o desenvolvimento de alternativas que possam auxiliar o docente, sendo essa peça fundamental no processo de modo que se possa garantir que a inclusão desses educandos ocorra de fato. Para esse estudo, utilizou-se a pesquisa bibliográfica como forma de analisar as referências teóricas de autores reconhecidamente engajados com o tema inclusão. Para tal, utilizaram-se obras de autores como: MANTOAN (2005), MOTA (2020) e CUNHA (2022), dentre outros. A análise dessas obras permitiu as observações e reflexões sobre o tema, trazendo à luz a realidade atual, o confronto dessas ideias com a necessidade de suporte e auxílio ao docente. Esse profissional encontra, atualmente, no âmbito do contexto escolar, diversos obstáculos para cumprir sua função como mediador no processo inclusivo de estudantes portadores de TEA.

Biografía del autor/a

Gleides Ander Nonato, Centro Universitário Newton Paiva

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Possui licenciatura em Letras, Pedagogia e História; pós-graduação lato sensu em Língua Inglesa e em Cultura e Literatura.Professora de língua inglesa para o Ensino Básico; professora do Centro Universitário Newton Paiva, com atuação em disciplinas dos cursos de Letras e Pedagogia, tais como: História da Língua Portuguesa, Literatura e Cultura Portuguesa, Leitura e Produção de Texto, Língua e Cultura Latina, Filologia Românica, Morfologia, Sintaxe, Asectos Discursivos da Língua, Literatura Brasileira Contemporânea, Literatura Comparada, Linguística Textual, Diretrizes da Geografia e História, Gestão da Sala de Aula, Estágio Supervisionado da Educação Infantil, Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental e Ensino Médio. É professora orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso dos cursos de Letras e Pedagogia. Em sua experiência de docência no ensino superior, incluem-se, ainda, Literatura Brasileira, Literatura Afro-Brasileira, Leitura e Escrita no Ensino Fundamental, Língua Inglesa para os cursos de Relações Internacionais, Negócios Internacionais, Turismo, Secretaria Executivo Bilíngue, Comunicação e Comércio Exterior. Escreveu material didático para as disciplinas de Filologia Românica e Literatura e Cultura Portuguesas que foram utilizados pelo Centro Universitário Newton Paiva durante a vigência dos contratos. Como coautora, escreveu também o material de nivelamento em língua portuguesa que foi utilizado por alunos calouros na mesma instituição. Também é coautora de material de Comunicação e Redação Técnica utilizado pelo SENAI no primeiro ano do Ensino Médio em 2020. Sua carreira conta com 40 anos de experiência na área da educação.  http://lattes.cnpq.br/9020273118009457 ID Lattes: 9020273118009457.

Aline Aparecida Teixeira Rocha, Centro Universitário Newton Paiva

Aluna graduanda do curso de Pedagogia do Centro Universitário Newton Paiva.

Ana Carolina Zanon Benicio de Abreu, Centro Universitário Newton Paiva

Aluna graduanda do curso de Pedagogia do Centro Universitário Newton Paiva.

Josiane Scalabrini de Souza Prado, Centro Universitário Newton Paiva

Aluna graduanda do curso de Pedagogia do Centro Universitário Newton Paiva.

Letícia Caldas Guimarães de Almeida, Centro Universitário Newton Paiva

Aluna graduanda do curso de Pedagogia do Centro Universitário Newton Paiva.

Patrícia Scofield Moreira Rocha, Centro Universitário Newton Paiva

Aluna graduanda do curso de Pedagogia do Centro Universitário Newton Paiva.

Publicado

2024-10-18

Cómo citar

Nonato, G. A., Rocha, A. A. T., Abreu, A. C. Z. B. de, Prado, J. S. de S., Almeida, L. C. G. de, & Rocha, P. S. M. (2024). CRIANÇAS DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS A SEREM SUPERADOS PELO PROFESSOR. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(10), 3058–3071. https://doi.org/10.51891/rease.v10i10.14423