ESTUDO SEMIÓTICO DO SLOGAN DA CAMPANHA BOLSONARISTA: BRASIL ACIMA DE TUDO, DEUS ACIMA DE TODOS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i6.1437Palabras clave:
semiótica discursiva. Slogan. retórica política. imagem.Resumen
Este estudo apresenta uma das possibilidades de análise semiótica do slogan Brasil acima de tudo, Deus acima de todos, utilizado pelo candidato Jair Messias Bolsonaro na campanha eleitoral de 2018 à Presidência da República do Brasil. O objetivo foi analisar como esse bordão pode ter contribuído como elemento catalisador da decisão para eleger o candidato, centrando-se na força semiótica desse bordão interligado a outros artifícios para que fosse absorvido pelo eleitor brasileiro. Metodologicamente, após uma revisão bibliográfica sobre imagem (Roland Barthes, 1964), retórica política e prática discursiva da particitação (Dominique Maingueneau, 2005), slogan (Luiz Carlos Assis Iasbeck, 2002), e semiótica discursiva (Algirdas Julien Greimas, 1975) – pilares deste estudo –, procede-se ao estudo de caso. Como resultados, discorre-se sobre o contexto propício dessa palavra empenhada confundindo-se com a identidade como a desejada para dar um basta ao caos político do País. Apresentam-se elementos transcendentes ao visual e ao textual ao evocar valores, sensações e narrativas que vão ao encontro das expectativas do eleitorado.
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