ESTUDO SEMIÓTICO DO SLOGAN DA CAMPANHA BOLSONARISTA: BRASIL ACIMA DE TUDO, DEUS ACIMA DE TODOS

Autores/as

  • Dulce Helena Pontes- Ribeiro Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i6.1437

Palabras clave:

semiótica discursiva. Slogan. retórica política. imagem.

Resumen

Este estudo apresenta uma das possibilidades de análise semiótica do slogan Brasil acima de tudo, Deus acima de todos, utilizado pelo candidato Jair Messias Bolsonaro na campanha eleitoral de 2018 à Presidência da República do Brasil. O objetivo foi analisar como esse bordão pode ter contribuído como elemento catalisador da decisão para eleger o candidato, centrando-se na força semiótica desse bordão interligado a outros artifícios para que fosse absorvido pelo eleitor brasileiro. Metodologicamente, após uma revisão bibliográfica sobre imagem (Roland Barthes, 1964), retórica política e prática discursiva da particitação (Dominique Maingueneau, 2005), slogan (Luiz Carlos Assis Iasbeck, 2002), e semiótica discursiva (Algirdas Julien Greimas, 1975) – pilares deste estudo –, procede-se ao estudo de caso. Como resultados, discorre-se sobre o contexto propício dessa palavra empenhada confundindo-se com a identidade como a desejada para dar um basta ao caos político do País. Apresentam-se elementos transcendentes ao visual e ao textual ao evocar valores, sensações e narrativas que vão ao encontro das expectativas do eleitorado.

Biografía del autor/a

Dulce Helena Pontes- Ribeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

 Doutora em Letras – Área de concentração: Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Pós-graduada lato sensu em Língua Portuguesa e Graduada em Letras pela Faculdade de Filosofia de Itaperuna (Fafita) e em Semiótica Discursiva pela Universidade de |Araraquara (Uniara). Professora aposentada da rede estadual de ensino, RJ. Professora no Centro Universitário São José (Unifsj) de Português: origem e evolução, Latim: língua e cultura e Metodologia de TCC. Revisora da revista acadêmica Transformar. Revisora de textos científicos, acadêmicos, TCC, livros, etc. 

Publicado

2021-06-30

Cómo citar

Pontes- Ribeiro, D. H. (2021). ESTUDO SEMIÓTICO DO SLOGAN DA CAMPANHA BOLSONARISTA: BRASIL ACIMA DE TUDO, DEUS ACIMA DE TODOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(6), 843–872. https://doi.org/10.51891/rease.v7i6.1437