FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

  • Adriano Bismark da Silva Lucas Universidade Federal de Mato Grosso
  • Queila Oliveira de Almeida Arruda Universidade Anhanguera
  • Elenice Patricio Bezerra Universidade de Cuiabá
  • Josimar Carlos de Oliveira Universidade Pitágoras
  • Monica Vicente de Oliveira Cunha Faculdade integrada Mato-grossense de Ciências Sociais e Humanas
  • Arlene Alves de Almeida Ramos Universidade Federal de Mato Grosso
  • Eliane de Morais Martins dos Santos IVE Várzea Grande
  • Fernanda Oliveira Souza Serra ICE
  • Meire Lucinda Correa Uniasselvi
  • Waldize Xavier Lima Faculdade Educacional da Lapa
  • Luana Moreira da Silva Faculdade de Tecnologia do IPÊ
  • Wanessa Cardoso Felix Uniserra
  • Eliane Cristina Alves Universidade de Cuiabá
  • Isabel Silva Magalhães Faculdade Invest

Palabras clave:

Desenvolvimento. Educação Fundamental. Metodologias Ativas. Práticas Inovadoras.

Resumen

Caros leitores, educadores e pesquisadores,
É com grande entusiasmo que apresentamos o livro digital "Formação e Experiências Pedagógicas na Educação Infantil e Ensino Fundamental". Esta obra é o resultado da colaboração entre especialistas em educação que compartilham as suas pesquisas, inovações e práticas pedagógicas visando enriquecer o ensino para crianças e adolescentes. Este livro é uma ferramenta prática, pensada para transformar teorias educativas em práticas eficazes e envolventes, atendendo às necessidades dos alunos de hoje.
No primeiro capítulo, A Música nas Práticas e nos Saberes da Educação Infantil, exploramos o poder pedagógico da música, que vai além da sua beleza artística, como um estímulo ao desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. O capítulo sugere metodologias para integrar a música ao cotidiano escolar, criando um ambiente de aprendizado alegre e inclusivo.
Avançamos com O Desenho nas Atividades Lúdicas na Educação Infantil, destacando como o desenho serve como meio de expressão e comunicação. Discutimos técnicas para potencializar o aprendizado através de atividades que fomentam a criatividade e a imaginação.
O terceiro capítulo, Literatura Infantil na Alfabetização e no Letramento, examina como a literatura pode desenvolver habilidades de leitura e escrita, utilizando abordagens que incentivam o amor pela leitura e melhoram a fluência e compreensão.
Em Cinema na Educação Física das Séries Iniciais, consideramos o uso inovador do cinema como ferramenta educacional, que proporciona aos alunos novas perspectivas sobre movimento, saúde e esporte, integrando também elementos de narrativa e crítica cinematográfica.
O capítulo Jogos Matemáticos e Metodologias Diversificadas no Processo de Ensino e Aprendizados para os Alunos de Quinto Ano apresenta estratégias usando jogos matemáticos para facilitar a compreensão de conceitos abstratos, promovendo o raciocínio lógico e adaptando o ensino às diversas necessidades de aprendizagem.
Em Gestão Escolar: Um Trabalho pelo Currículo nas Escolas Cívico-Militares, discutimos as particularidades da gestão escolar em ambientes cívico-militares, mostrando como práticas administrativas e de liderança podem promover disciplina, respeito e desempenho acadêmico.
A Importância da Leitura no Ensino e Aprendizado dos Estudantes enfatiza a leitura como uma habilidade essencial para o sucesso educacional e pessoal, propondo métodos para engajar os estudantes com textos educativos e estimulantes.
Nos capítulos sobre Arte e Música, Brincadeiras e Dinâmicas, Ludicidade e a Importância dos Jogos no Processo de Aprendizagem, reforçamos como esses elementos são vitais para o desenvolvimento integral dos alunos, integrando-os ao cotidiano escolar para uma educação mais completa e envolvente.
Inclusão Social no Ensino Fundamental discute estratégias para promover ambientes de aprendizado acolhedores e acessíveis, respeitando as necessidades individuais de cada aluno.
Em Processo de Alfabetização no Ensino Fundamental, exploramos metodologias eficazes de alfabetização que garantem que todas as crianças desenvolvam plenamente suas habilidades de leitura e escrita.
Finalmente, em Uso das Tecnologias no Processo de Ensino e Aprendizagem das Crianças, analisamos como as novas tecnologias podem ser integradas ao processo educativo, enriquecendo o ensino e facilitando a aprendizagem mediante ferramentas digitais.
Esperamos que "Formação e Experiências Pedagógicas na Educação Infantil e Ensino Fundamental" inspire e inove sua prática educacional, contribuindo significativamente para a educação das futuras gerações.

Boa leitura a todos,
Os autores

Biografía del autor/a

Adriano Bismark da Silva Lucas, Universidade Federal de Mato Grosso

Licenciado em Educação Artística – Habilitação em Música, Universidade Federal de Mato Grosso. Especialização em Gestão Escolar, Faculdade Rolim de Moura. 

Queila Oliveira de Almeida Arruda, Universidade Anhanguera

Licenciada em Pedagogia, pela Universidade Anhanguera – Uniderp, 2016. Licenciada em Letras – Português-Espanhol e Respectivas Literaturas, Universidade de Cuiabá – Unic,2003. Pós-graduada em Educação Infantil – Letramento, Faculdade de Educação de Tangará da Serra – UniSerra, 2017. 

Elenice Patricio Bezerra, Universidade de Cuiabá

Licenciada em Pedagogia, pela Universidade de Cuiabá – Unic. Pós-graduada em Educação Especial e Inclusão, pelas Faculdades Integradas de Várzea Grande – FIVE. Pós-graduada em Educação Infantil e Alfabetização, pelas Faculdades Integradas de Várzea Grande –FIVE. 

Josimar Carlos de Oliveira, Universidade Pitágoras

Licenciado em Educação Física, pela Universidade Pitágoras, 2017. Especialista em Educação Especial e Psicomotricidade – Educação Especial com Ênfase em Transtorno do Espectro Autista, pela Faculdade de Educação São Luiz.

Monica Vicente de Oliveira Cunha, Faculdade integrada Mato-grossense de Ciências Sociais e Humanas

Licenciada em Pedagogia - Faculdade integrada Mato-grossense de ciências sociais e humanas. Pós-graduação: Educação infantil séries iniciais - Faculdade integrada Mato-grossense de ciências sociais e humanas.

Arlene Alves de Almeida Ramos, Universidade Federal de Mato Grosso

Licenciada em Pedagogia, pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Licenciada em Letras, pela Universidade de Cuiabá (UNIC). Especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior, pela Universidade de Cuiabá (UNIC).

Eliane de Morais Martins dos Santos, IVE Várzea Grande

Licenciatura Plena em Pedagogia – IVE Várzea Grande. Pós-Graduação: Educação Especial com Êfase em Educação Infantil – IVE Várzea Grande.

Fernanda Oliveira Souza Serra, ICE

Pedagogia - Univag. Pós-Graduação: Psicopedagoga clínica e institucional - ICE.

Meire Lucinda Correa, Uniasselvi

Licenciada em Pedagogia, Universidade Luterana do Brasil. Pós-graduação em Educação Infantil na Primeira Infância e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, pela Faculdade de tecnologia Equipe Darwin. Pós-graduação em Psicopedagogia, pela Uniasselvi.

Waldize Xavier Lima, Faculdade Educacional da Lapa

Licenciada em Pedagogia, pela FACVEST – UNIFCVEST. Pós-graduada em Educação Infantil pela Faculdade Educacional da Lapa.

Luana Moreira da Silva, Faculdade de Tecnologia do IPÊ

Graduação em Licenciatura plena em pedagogia - Unemat (Sinop). Especialização em Atendimento Educacional  Especializado - Faculdade de Tecnologia do IPÊ (FAIPE).

Wanessa Cardoso Felix, Uniserra

 Pedagogia Em Educação Infantil E Séries Iniciais/ Ufmt- Nead. Educação Infantil/ Aee- Educação Especial. Na Uniserra.

Eliane Cristina Alves, Universidade de Cuiabá

Licenciada em Educação Artística-Artes Plásticas, pela Universidade de Cuiabá. Licenciatura em Educação Física, pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Pós-graduada em Artes –Educação Artística Aplicada, pela Faculdade de Educação São Luís. Especialização em Gestão Educacional -pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Especialização em Educação Integral -pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Especialização em PROEJA -pelo Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT).

Isabel Silva Magalhães, Faculdade Invest

Licenciada em Pedagogia, pela Faculdade Invest. Pós-graduada em Psicopedagogia, pela Faculdade Invest.

Publicado

2024-06-10

Cómo citar

Lucas, A. B. da S., Arruda, Q. O. de A., Bezerra, E. P., Oliveira, J. C. de, Cunha, M. V. de O., Ramos, A. A. de A., … Magalhães, I. S. (2024). FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 12–241. Recuperado a partir de https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/14322

Número

Sección

E-books

Categorías