A DINAMICIDADE DE MODELOS ATRAVÉS DE ANIMAÇÕES PARA O ENSINO DE FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v7i6.1413Palabras clave:
Tecnologia virtual. Modelos Físicos. Metodologia de Ensino.Resumen
Aulas expositivas com Modelos Físicos estáticos, pouco tem motivado os alunos para o entendimento dos fenômenos e conceitos dos conteúdos de Física. Neste sentido, Buscar Métodos e Técnicas que promovam a dinamicidade dos modelos Físicos, podem em muito contribuir para a motivação, reflexão e compreensão destes conteúdos. Para tal, desenvolvemos a nossa pesquisa em quatro momentos: 1) Uma pesquisa exploratória para a composição do estado da arte sobre o emprego de animações e sobre a dinamicidade dos Modelos Físicos já disponíveis em trabalhos de outros autores; 2) Seleção de Métodos e Técnicas empregadas para a construção de Modelos Físicos dinâmicos; 3) Desenho metodológico para a construção e disponibilização do material instrucional com animações; 4) Aplicação da metodologia construída com animação em sala de aula. Esta Pesquisa tem as características de ser exploratória, investigativa, e descritiva, com abordagem qualitativa. Os resultados obtidos foram uma metodologia com utilização de animações no Power Point, para ser usada em sala de aula, ou assistidas em tablets, celulares, e notebooks, bem como, a melhoria das percepções dos estudantes sobre a visualização, identificação e compreensão dos fenômenos e conceitos físicos.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY