CONSTRUINDO UM SISTEMA HIDROPÔNICO PARA HORTALIÇAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA DO IFAM, CAMPUS LÁBREA

Autores/as

  • Julio Ferreira Falcão Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
  • Edmundo Rodrigues do Nascimento Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
  • Francisco Antônio da Silva Carvalho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
  • Jorge Wagner Nascimento Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
  • Emily Lira Simões Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
  • Emilia Souza Arrua Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14040

Palabras clave:

Hidroponia em Pequena Escala. Agricultura Urbana Sustentável. Formação Técnica.

Resumen

Projeto de Conclusão de Curso Técnico foi realizado por alunos do 3º ano do Curso Técnico em Agropecuária no IFAM campus Lábrea. O foco do projeto foi a implantação de um sistema hidropônico em pequena escala, escolhido devido à crescente importância da agricultura urbana e sustentável em regiões com acesso limitado a solo fértil. A pesquisa, desenvolvida de abril a novembro de 2023, buscou preencher lacunas de conhecimento local sobre sistemas hidropônicos. A metodologia incluiu um extenso levantamento bibliográfico, com a escolha criteriosa do local de implantação do sistema de hidroponia, montagem da estrutura da casa de vegetação, e programação do temporizador para o sistema Nutrient Film Technique (NFT). Uma análise de custos revelou que os materiais necessários foram doados pelo proprietário da propriedade, resultando em um custo total de R$2524,00 reais. O projeto envolve desafios, exigindo criatividade e aprendizado contínuo dos alunos, contribuindo para a formação técnica e a aplicação prá  tica de conhecimentos adquiridos ao longo do curso. A execução do projeto desafiou desafios, mas atingiu objetivos, contribuindo para a formação técnica dos alunos. A conclusão destaca a importância da pesquisa científica nos cursos técnicos, promovendo habilidades práticas e conhecimento. O projeto amplia o conhecimento e a inovação prática inovadoras, fortalecendo a formação técnica e contribuindo para a sustentabilidade agrícola em Lábrea, Amazonas.

Biografía del autor/a

Julio Ferreira Falcão, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Mestre em Ciências florestais e Ambientais, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Lábrea. 

Edmundo Rodrigues do Nascimento, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Técnico de Nível Médio em Agropecuária na Forma integrada, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Lábrea. 

Francisco Antônio da Silva Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Técnico de Nível Médio em Agropecuária na Forma integrada, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Lábrea. 

Jorge Wagner Nascimento, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Técnico de Nível Médio em Agropecuária na Forma integrada Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Lábrea. 

Emily Lira Simões, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Mestre em Fitotecnia - UFV, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Lábrea. 

Emilia Souza Arrua, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Licenciada em Letras Habilitação Português e Inglês. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Lábrea. 

Publicado

2024-05-20

Cómo citar

Falcão, J. F., Nascimento, E. R. do, Carvalho, F. A. da S., Nascimento, J. W., Simões, E. L., & Arrua, E. S. (2024). CONSTRUINDO UM SISTEMA HIDROPÔNICO PARA HORTALIÇAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA DO IFAM, CAMPUS LÁBREA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 3510–3522. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14040