EXPLORANDO A EDUCAÇÃO REMOTA NO EMPREGO DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO COTIDIANO PROFISSIONAL DE EDUCADORES (AS)
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14006Palabras clave:
Educação remota. Visão crítica. Formação de professores. Inclusão digital.Resumen
Esta pesquisa tem como objetivo entender os desafios e as dificuldades relativos ao cotidiano de professores em relação à educação remota e à inclusão da tecnologia no cotidiano profissional. Foram entrevistados dois educadores, um do ensino básico e outro do ensino superior, ambos professores em efetivo exercício do magistério, e em diferentes áreas de formação e atuação. A metodologia empregada foi do tipo qualitativa, com adoção de entrevistas semiestruturadas. Como embasamento teórico, foram adotados textos de Castells, (1999); Matiase & Nascimento, (2015); Simões, (2009); Casartelli, Giraffa & Modelski (2019); Unesco, (2009) e Guimarães, Junior & Finardi, (2022). Os resultados apontam para uma visão crítica sobre a relação entre a formação do estudante e o uso das tecnologias digitais, pois os educadores entrevistados aduziram problemas como: a pouca importância na formação dos professores, principalmente no período da Pandemia de Covid 19, facilitação do uso do plágio (apontado pela entrevistada B), o despreparo dos estudantes no manuseio das tecnologias e a ausência de equipamentos adequados e de qualidade, sobretudo entre os estudantes mais pobres.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY