EXPLORANDO A EDUCAÇÃO REMOTA NO EMPREGO DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO COTIDIANO PROFISSIONAL DE EDUCADORES (AS)

Autores/as

  • Daniela Malta de Azevedo Veni Creator Christian University
  • Glaucya Teixeira Cavalcanti Veni Creator Christian University
  • Maria Pricila Miranda dos Santos Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14006

Palabras clave:

Educação remota. Visão crítica. Formação de professores. Inclusão digital.

Resumen

Esta pesquisa tem como objetivo entender os desafios e as dificuldades relativos ao cotidiano de professores em relação à educação remota e à inclusão da tecnologia no cotidiano profissional. Foram entrevistados dois educadores, um do ensino básico e outro do ensino superior, ambos professores em efetivo exercício do magistério, e em diferentes áreas de formação e atuação. A metodologia empregada foi do tipo qualitativa, com adoção de entrevistas semiestruturadas. Como embasamento teórico, foram adotados textos de Castells, (1999); Matiase & Nascimento, (2015); Simões, (2009); Casartelli, Giraffa & Modelski (2019); Unesco, (2009) e Guimarães, Junior & Finardi, (2022).  Os resultados apontam para uma visão crítica sobre a relação entre a formação do estudante e o uso das tecnologias digitais, pois os educadores entrevistados aduziram problemas como: a pouca importância na formação dos professores, principalmente no período da Pandemia de Covid 19, facilitação do uso do plágio (apontado pela entrevistada B), o despreparo dos estudantes no manuseio das tecnologias e a ausência de equipamentos adequados e de qualidade, sobretudo entre os estudantes mais pobres.

Biografía del autor/a

Daniela Malta de Azevedo, Veni Creator Christian University

Mestranda em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University. 

Glaucya Teixeira Cavalcanti, Veni Creator Christian University

Mestranda em Ciências da Educação pela Veni Creator Christian University.

Maria Pricila Miranda dos Santos, Veni Creator Christian University

Doutora em Geografia pela UFPE. Docente na Veni Creator Christian University.

Publicado

2024-05-15

Cómo citar

Azevedo, D. M. de, Cavalcanti, G. T., & Santos, M. P. M. dos. (2024). EXPLORANDO A EDUCAÇÃO REMOTA NO EMPREGO DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NO COTIDIANO PROFISSIONAL DE EDUCADORES (AS). Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(5), 2800–2806. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.14006