SUPERANDO DESAFIOS: ESTRATÉGIAS PARA MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO EM ESCOLAS COM RECURSOS LIMITADOS

Autores/as

  • Priscilla Siqueira da Silva Maia de Miranda Universidad Internacional Iberoamericana-UNIB
  • Dione Schneider Pezzini Universidad Europea del Atlántico-UNEATLANTICO
  • Maria da Conceição Ferreira de Melo Universidade Estadual do Tocantins-UNITINS
  • Marli Liane Kraemer Haslinger Universidad Europea del Atlántico-UNEATLANTICO
  • Neide Rafael Alves Braga Facultad Interamericana de Ciencias Sociales-FICS

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13762

Palabras clave:

Gestão Escolar. Práticas Pedagógicas. Tecnologias Educacionais.

Resumen

Neste estudo, investigou-se o desafio de elevar a qualidade da educação em instituições escolares que enfrentam restrições de recursos, com um foco particular no âmbito da educação pública. O principal objetivo foi identificar e examinar estratégias que se mostram eficientes na promoção de uma educação de qualidade, abordando especificamente a gestão escolar, as práticas pedagógicas, o emprego de tecnologias educacionais e o engajamento comunitário como pilares fundamentais. Para atingir tal objetivo, adotou-se uma metodologia de revisão bibliográfica minuciosa, baseada em uma seleção criteriosa de fontes que abrangem essas temáticas dentro do cenário educacional. Ao longo do desenvolvimento do estudo, enfatizou-se a necessidade de uma gestão escolar eficaz, o emprego de práticas pedagógicas que inovam o processo de ensino-aprendizagem, a utilização estratégica de tecnologias educacionais e o fortalecimento da participação comunitária como estratégias para superar os obstáculos impostos pela falta de recursos. Os resultados indicaram a possibilidade de realizar alterações significativas por meio de uma abordagem conjunta e integrada, inclusive em cenários com limitações severas. As conclusões do estudo ressaltaram que, apesar dos obstáculos encontrados, a interação dessas estratégias delineia um caminho viável e esperançoso para aprimorar a qualidade educacional. Sublinhou-se a importância do engajamento, inovação e cooperação entre todos os participantes do processo educativo como elementos chave para o sucesso dessa empreitada.

Biografía del autor/a

Priscilla Siqueira da Silva Maia de Miranda, Universidad Internacional Iberoamericana-UNIB

Mestranda em Educação - Ensino Superior. Universidad Internacional Iberoamericana (UNIB).

Dione Schneider Pezzini, Universidad Europea del Atlántico-UNEATLANTICO

Mestranda em Educação - Formação de Professores. Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO).

Maria da Conceição Ferreira de Melo, Universidade Estadual do Tocantins-UNITINS

Especialista em Metodologia do Ensino Superior. Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS).

Marli Liane Kraemer Haslinger, Universidad Europea del Atlántico-UNEATLANTICO

Mestranda em Educação - Formação de Professores. Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO).

Neide Rafael Alves Braga, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales-FICS

Doutoranda em Ciências da Educação, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

 

Publicado

2024-04-30

Cómo citar

Miranda, P. S. da S. M. de, Pezzini, D. S., Melo, M. da C. F. de, Haslinger, M. L. K., & Braga, N. R. A. (2024). SUPERANDO DESAFIOS: ESTRATÉGIAS PARA MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO EM ESCOLAS COM RECURSOS LIMITADOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(4), 1741–1747. https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13762