IMPACTO DA GAMIFICAÇÃO NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM ESCOLAS PÚBLICAS

Autores/as

  • Rodrigo Rodrigues Pedra Facultad Interamericana de Ciencias Sociales-FICS
  • Cristiane Campos da Silva Faculdade Afirmativo
  • Osileide Barreira da Silva Universidad Europea del Atlántico-UNEATLANTICO
  • Rodrigo Maldonado Guimarães Brito Faculdade Play
  • Sheila Veronica Bravo Universidad Europea del Atlántico-UNEATLANTICO

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13754

Palabras clave:

Gamificação. Educação Infantil. Escolas Públicas.

Resumen

Este estudo explorou como a gamificação pode impactar as práticas educacionais em escolas públicas de educação infantil, focalizando em seu papel na melhoria da qualidade da educação. A pesquisa foi motivada pela questão central de como a gamificação, ao ser integrada aos processos educativos, pode aprimorar o ensino e a aprendizagem. O principal objetivo residia na avaliação da implementação da gamificação e no seu potencial para gerar um ambiente de aprendizado mais atraente e eficiente. Uma análise da literatura, baseada em teóricos-chave do campo, revelou que a gamificação pode ser uma ferramenta para estimular o envolvimento dos alunos e fomentar o desenvolvimento de competências cognitivas, sociais e emocionais. Contudo, a pesquisa também apontou para obstáculos significativos, incluindo a necessidade de recursos tecnológicos apropriados e treinamento específico para educadores. As conclusões destacaram que a sucesso da gamificação em ambientes educativos infantis está condicionado a vários aspectos, tais como o engajamento institucional no desenvolvimento profissional dos professores, investimentos em infraestrutura tecnológica, e a customização das atividades de gamificação para atender às exigências dos estudantes. Sugere-se a realização de estudos futuros focados em casos práticos de gamificação, com o intuito de descobrir as práticas mais eficazes e os desafios encontrados ao se adotar tal abordagem pedagógica, direcionando a gestão da qualidade educacional por meio da inovação e do comprometimento pedagógico.

Biografía del autor/a

Rodrigo Rodrigues Pedra, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales-FICS

Doutorando em Ciências da Educação. Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

 

Cristiane Campos da Silva, Faculdade Afirmativo

Especialista em Educação Infantil com Foco na Inclusão. Faculdade Afirmativo.

Osileide Barreira da Silva, Universidad Europea del Atlántico-UNEATLANTICO

Mestranda em Educação - Formação de Professores. Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO).

Rodrigo Maldonado Guimarães Brito, Faculdade Play

Especialista em Educação Física Escolar, Faculdade Play.

Sheila Veronica Bravo, Universidad Europea del Atlántico-UNEATLANTICO

Mestranda em Educação - Formação de Professores, Universidad Europea del Atlántico (UNEATLANTICO).

Publicado

2024-04-30

Cómo citar

Pedra, R. R., Silva, C. C. da, Silva, O. B. da, Brito, R. M. G., & Bravo, S. V. (2024). IMPACTO DA GAMIFICAÇÃO NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO INFANTIL EM ESCOLAS PÚBLICAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(4), 1717–1723. https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13754