AVANÇANDO NA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL ADAPTATIVA: INTEGRANDO A TAXONOMIA DE BLOOM, TRI E MOODLE

Autores/as

  • Lucio Ferreira Santana Centro Universitário – FIAP
  • Heitor Francisco Pinto Cozza Universidade São Francisco – USF
  • João Fernando Laurito Gagliardi EEFE/USP
  • Daniel Bartholomeu Centro Universitário Anchieta – Jundiaí
  • José Maria Montiel Universidade São Judas Tadeu
  • Julio Cesar Amorim Baptista Centro Universitário FIEO – UNIFIEO

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13703

Palabras clave:

Avaliação Educacional. TRI. Moodle, Taxonomia de Bloom Modelo Matemático de Rasch.

Resumen

Este estudo explorou a integração da Taxonomia de Bloom Revisada, a Teoria de Resposta ao Item (TRI) e o Moodle para o desenvolvimento de avaliações adaptativas. O objetivo foi criar um modelo de avaliação que se ajustasse dinamicamente ao nível de conhecimento dos alunos, proporcionando uma experiência de aprendizado personalizada e eficaz. A metodologia adotada envolveu a definição de objetivos de aprendizagem alinhados com a Taxonomia de Bloom Revisada, o desenvolvimento e calibração de um banco de itens usando a TRI, e a implementação desses itens no Moodle através do módulo Adaptive Quis. Um teste piloto foi realizado para validar a abordagem, seguido de uma análise detalhada dos resultados para ajustes e melhorias.

Biografía del autor/a

Lucio Ferreira Santana, Centro Universitário – FIAP

Doutor em Psicologia Educacional - Centro Universitário FIEO – UNIFIEO. Instituição atual: Centro Universitário – FIAP.

Heitor Francisco Pinto Cozza, Universidade São Francisco – USF

Doutor em Psicologia - Universidade São Francisco – USF. 

João Fernando Laurito Gagliardi, EEFE/USP

Doutor em Biodinâmica do Movimento Humano - EEFE/USP. 

Daniel Bartholomeu, Centro Universitário Anchieta – Jundiaí

Doutor em Avaliação Psicológica - Universidade São Francisco - USF. Instituição Atual: Centro Universitário Anchieta – Jundiaí.

José Maria Montiel, Universidade São Judas Tadeu

Doutor em Avaliação Psicológica - Universidade São Francisco - USF
Instituição atual: Universidade São Judas Tadeu / Instituto Anima. 

Julio Cesar Amorim Baptista, Centro Universitário FIEO – UNIFIEO

Mestre em Direitos Humanos Fundamentais - Centro Universitário FIEO – UNIFIEO. Instituição Atual: Centro Universitário FIEO – UNIFIEO.

 

Publicado

2024-04-29

Cómo citar

Santana, L. F., Cozza, H. F. P., Gagliardi, J. F. L., Bartholomeu, D., Montiel, J. M., & Baptista, J. C. A. (2024). AVANÇANDO NA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL ADAPTATIVA: INTEGRANDO A TAXONOMIA DE BLOOM, TRI E MOODLE. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(4), 1491–1501. https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13703