ENGAJANDO ALUNOS COM METODOLOGIAS ATIVAS: O PAPEL DA INSTRUÇÃO ENTRE PARES

Autores/as

  • Silvana Maria Aparecida Viana Santos Facultad Interamericana de Ciencias Sociales
  • Alberto da Silva Franqueira Must University
  • Silvanete Cristo Viana Universidade Cândido Mendes

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13667

Palabras clave:

Instrução entre pares. Ferramentas de colaboração online. Ensino superior.

Resumen

Este estudo abordou a implementação da instrução entre pares no ensino superior, focando no uso de ferramentas de colaboração online para promover uma aprendizagem mais ativa e participativa. O objetivo geral foi compreender como essa metodologia pôde ser efetivamente aplicada, tanto em ambientes presenciais quanto online, para engajar os alunos e desenvolver habilidades sociais e emocionais. Através da análise de literatura relevante, identificou-se que a instrução entre pares, apoiada por tecnologias digitais, facilitou a criação de um ambiente educacional interativo, onde os estudantes participaram ativamente na construção do conhecimento. Além disso, as ferramentas online ampliaram as possibilidades de interação, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades essenciais. Contudo, a implementação enfrentou desafios, incluindo a necessidade de adaptação dos educadores e o acesso desigual às tecnologias. Concluiu-se que a instrução entre pares representou uma metodologia promissora para o ensino superior, requerendo uma mudança cultural nas instituições educacionais para alcançar seu potencial pleno.

Biografía del autor/a

Silvana Maria Aparecida Viana Santos, Facultad Interamericana de Ciencias Sociales

Doutoranda em Ciencias da Educação Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS).

Alberto da Silva Franqueira, Must University

Mestre em Tecnologias Emergentes na Educação Must University (MUST). 

Silvanete Cristo Viana, Universidade Cândido Mendes

Especialista em docência do Ensino em Direitos Humanos Universidade Cândido Mendes.

Publicado

2024-04-24

Cómo citar

Santos, S. M. A. V., Franqueira, A. da S., & Viana, S. C. (2024). ENGAJANDO ALUNOS COM METODOLOGIAS ATIVAS: O PAPEL DA INSTRUÇÃO ENTRE PARES. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(4), 2614–2621. https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13667