ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH): ENFOQUE DAS NEUROCIÊNCIAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13607

Palabras clave:

Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Neurociências. Educação Inclusiva. Estratégias de Intervenção.

Resumen

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição neuropsiquiátrica comum na infância, afetando significativamente os processos de aprendizagem e o funcionamento social dos indivíduos. Apesar dos avanços na compreensão neurobiológica do TDAH, a tradução desse conhecimento para práticas educacionais eficazes ainda é limitada. Este estudo visa explorar como as neurociências podem informar estratégias educacionais para alunos com TDAH. A metodologia adotada foi uma revisão bibliográfica narrativa, compilando estudos relevantes dos últimos vinte anos. Foram discutidos critérios diagnósticos, tipos de TDAH, consequências para o aprendizado e práticas educacionais alinhadas com a perspectiva das neurociências. A revisão destacou a importância dos déficits nas funções executivas e no controle inibitório para compreender os desafios enfrentados pelos alunos com TDAH. As estratégias educacionais propostas incluem a estruturação do ambiente, previsibilidade, divisão de tarefas e estímulo à autorregulação. A criação de um ambiente educacional adaptado pode promover o engajamento nos processos de aprendizagem e regulação socioemocional dos alunos com TDAH. Por fim, destaca-se a importância da pesquisa contínua e da colaboração entre profissionais da saúde e da educação para aprimorar as práticas educacionais para alunos com TDAH.

Palavras-chave: Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH); Neurociências; Educação Inclusiva; Estratégias de Intervenção.

Biografía del autor/a

Renata Massalai, Christian Business School

Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário de Vila Velha (UVV). Mestre em Neurociências pela Pontíficia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Christian Business School, Flórida, EUA. Vitória, Espírito Santo. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9564-4794.

Camila Marchiori Pereira, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Mestre em Saúde Coletiva pela mesma Universidade. Universidade Federal do Espírito Santo.  Vitória, Espírito Santo. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5731-0702.

Diógenes José Gusmão Coutinho, Christian Business School

Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Doutor em Biologia Vegetal pela mesma Universidade. Christian Business School, Flórida, EUA. Centro Universitário Brasileiro.

Publicado

2024-04-19

Cómo citar

Massalai, R., Pereira, C. M., & Coutinho, D. J. G. (2024). ESTRATÉGIAS EDUCACIONAIS PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH): ENFOQUE DAS NEUROCIÊNCIAS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(4), 2092–2106. https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13607