A INSEGURANÇA ALIMENTAR NO RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS NUM CENÁRIO DE NULIDADE DE SANEAMENTO BÁSICO ADEQUADO

Autores/as

  • Bruno Luiz Silveira de Castro Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v7i6.1358

Palabras clave:

Ensino híbrido. Covid-19. Alimentação escolar.

Resumen

Contexto atual da pandemia propôs diversas mudanças no cotidiano do brasileiro. A mudança das aulas presenciais para aulas remotas e a permanência por muito tempo nesse modelo provocou ruídos na sociedade o que proporcionou a movimentação do governo federal para realização de protocolos de retorno às aulas presenciais. Entretanto, os protocolos partem do princípio de que a água utilizada na higienização das pessoas, alimentos e locais é tratada, o que não pode ser garantido em todo o território nacional, visto que existem diversos locais que não apresentam saneamento básico adequado. Somado a isso, estudos demonstram atividade gastrintestinal do SARS-CoV-2 o que pode indicar uma possível infecção fecal-oral. O objetivo desta revisão bibliográfica é demonstrar que a transmissão fecal-oral do SARS-CoV-2 ainda não foi descartada e que precisa ter atenção para que em locais onde não há saneamento básico ou existe um saneamento básico ineficiente podem apresentar focos de infecção e reinfecção pelo contato com o vírus na água não tratada. Enquanto não for descartada totalmente a possibilidade da infecção fecal-oral da Covid-19, não há como garantir segurança no retorno às aulas, mesmo que os protocolos sejam rígidos.

Biografía del autor/a

Bruno Luiz Silveira de Castro, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Estudante do Programa de Pós-Graduação em Práticas de Desenvolvimento Sustentável – Mestrado Profissional – Instituto de Florestas – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Publicado

2021-06-30

Cómo citar

Castro, B. L. S. de . (2021). A INSEGURANÇA ALIMENTAR NO RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS NUM CENÁRIO DE NULIDADE DE SANEAMENTO BÁSICO ADEQUADO . Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 7(6), 122–135. https://doi.org/10.51891/rease.v7i6.1358