EDUCAÇÃO ESCOLAR: POTENCIALIZADOR DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13530Palabras clave:
Psicologia Histórico-cultural. Pedagogia Histórico-crítica. Escola. psiquismo.Resumen
O presente trabalho é fruto de uma pesquisa bibliográfica, que tem por objetivo compreender os limites e possibilidades que a educação escolar pode contribuir para o desenvolvimento psíquico e proporcionar a formação de um sujeito crítico e reflexivo. Para tanto foi necessário fazer um estudo sobre o desenvolvimento humano fundamentado na Pedagogia Histórico-crítico e na Psicologia Histórico-cultural. A Psicologia Histórico-cultural e a Pedagogia Histórico-crítica apresentam o papel fundamental da escola no processo do desenvolvimento social dos indivíduos, pois ela está incumbida de socializar os saberes sistematizados ao longo do tempo. Contudo, a escola terá que identificar e selecionar os saberes historicamente acumulados e que são essenciais ao desenvolvimento dos sujeitos, os chamados conhecimentos clássicos. Com o resultado da pesquisa foi possível perceber que o ser humano é um ser social que se torna humano através da apropriação dos saberes acumulados historicamente. A escola constitui-se como espaço específico de transmissão desses saberes as novas gerações, contribuindo assim para o desenvolvimento do psiquismo humano.
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