EDUCAÇÃO ESCOLAR: POTENCIALIZADOR DO DESENVOLVIMENTO HUMANO

Autores/as

  • Wialla Silva Oliveira Educaler University
  • Francisco Roberto Diniz Araújo Educaler University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13530

Palabras clave:

Psicologia Histórico-cultural. Pedagogia Histórico-crítica. Escola. psiquismo.

Resumen

O presente trabalho é fruto de uma pesquisa bibliográfica, que tem por objetivo compreender os limites e possibilidades que a educação escolar pode contribuir para o desenvolvimento psíquico e proporcionar a formação de um sujeito crítico e reflexivo. Para tanto foi necessário fazer um estudo sobre o desenvolvimento humano fundamentado na Pedagogia Histórico-crítico e na Psicologia Histórico-cultural. A Psicologia Histórico-cultural e a Pedagogia Histórico-crítica apresentam o papel fundamental da escola no processo do desenvolvimento social dos indivíduos, pois ela está incumbida de socializar os saberes sistematizados ao longo do tempo. Contudo, a escola terá que identificar e selecionar os saberes historicamente acumulados e que são essenciais ao desenvolvimento dos sujeitos, os chamados conhecimentos clássicos. Com o resultado da pesquisa foi possível perceber que o ser humano é um ser social que se torna humano através da apropriação dos saberes acumulados historicamente. A escola constitui-se como espaço específico de transmissão desses saberes as novas gerações, contribuindo assim para o desenvolvimento do psiquismo humano.

Biografía del autor/a

Wialla Silva Oliveira, Educaler University

Mestranda do Curso de Educação da Educaler University. Especialista em Psicopedagogia Institucional Universidade Cândido Mendes, Coordenadora Pedagógica da rede Estadual do Estado da Bahia e Coordenadora Pedagógica da rede Municipal de Serrinha-BA,.

Francisco Roberto Diniz Araújo, Educaler University

Pós-doutorado em Psicologia – UFLO. Doutorado em Ciências da Educação – UDS; Professor e Pesquisador da UFLO – AR, Professor da Rede Municipal de Ensino de São Bento – PB, professor e orientador da Educaler University. 

Publicado

2024-04-15

Cómo citar

Oliveira, W. S., & Araújo, F. R. D. (2024). EDUCAÇÃO ESCOLAR: POTENCIALIZADOR DO DESENVOLVIMENTO HUMANO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(4), 1407–1418. https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13530