TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO – TEA: INCLUSÃO E DESENVOLVIMENTO

Autores/as

  • Maria Geoneide Carlos Câmara Veni Creator Christian University

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13490

Palabras clave:

Educação. Inclusão. Autismo. Responsabilidade social.

Resumen

Essa pesquisa objetivou compreender quais os aspectos do processo educacional que contribuem para acompanhar o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos com autismo. A inclusão de crianças com quaisquer necessidades educacionais especiais específicas, ainda é um dos mais importantes desafios vivenciados, principalmente, por educadores, sendo assim, é de suma importância ter como base a interação entre crianças com ou sem Transtorno do Espectro do Autismo – TEA, com o intuito também de fazer uso de práticas pedagógicas que contribuam com o processo de ensino e aprendizagem, pois todas as crianças podem evoluir, a diferença é somente o tempo de aprendizado e os estímulos recebidos por parte de cada uma delas. Trabalhar com a diversidade para favorecer a inclusão é uma tarefa desafiadora, todavia, há um enriquecimento pessoal que permite a cada situação nova um novo olhar, uma nova aprendizagem e uma nova forma de conduta. Logo, essa investigação teve como objetivo analisar como se desenvolvia a inclusão juntamente com o desenvolvimento dessas crianças que necessitam de uma atenção especial e de certo cuidado para que seja possivel realizar ações planejadas para a promoção de relacionamentos afetivos entre família, alunos, professor e escola, as adaptações curriculares e principalmente, a igualdade por todos. A metodologia utilizada partiu de uma pesquisa bilbiográfica com abordagem qualitativa a luz de autores que tratam da temática em questão. Com base nos resultados obtidos, foi possivel perceber quão pouco ainda se faz pelas crianças com dificuldades educacionais especiais e que ainda há muito a se conquistar, pois muitos são os desafios. Ainda nos falta aprofundamento para que, profissonais e familiares, consigam enfiam contribuir com o bom desenvolvimento dessas crianças. Porém, os estudos e leituras realizados para a relização desta pesquisa, foram de grande ajuda para alcançar o resultado desejado, pois tal processo foi fundamental para o bom andamento desse trabalho que servirá de ponto de partida para estudos futuros.   

Biografía del autor/a

Maria Geoneide Carlos Câmara, Veni Creator Christian University

Mestranda do Curso de Ciências da Educação da Veni Creator Christian University. 

Publicado

2024-04-08

Cómo citar

Câmara, M. G. C. (2024). TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO – TEA: INCLUSÃO E DESENVOLVIMENTO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(4), 722–736. https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13490