A EDUCAÇÃO CORPORATIVA COMO INSTRUMENTO POTENCIALIZADOR DO CASO DE SUCESSO DA EMPRESA WN TELLECOM – ITABUNA/BA

Autores/as

  • Gleydson da Paixão Tavares Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB
  • Tiago Soares da Paixão UNIME
  • Géssica Francisca Claudino Silva Faculdade Anhanguera

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13458

Palabras clave:

Pequena e Microempresa. Provedor de Internet. Educação Corporativa.

Resumen

O índice de mortalidade das micro e pequenas empresas é um aspecto considerável para repensarmos o planejamento estratégico de uma organização bem como o seu índice de sobrevivência. O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, nos apresenta dados estatísticos que nos dão pistas de como se encontra o cenário brasileiro e quais fatores podem contribuir ou criar desafios para a vitalidade ou mortalidade dessas empresas. Compreendemos ser a Educação Corporativa uma das possibilidades que sobremaneira pode colaborar para o desenvolvimento empresarial. Este artigo buscou descrever o caso de sucesso da Empresa WN Tellecom, do ramo de provedor de internet, do município de Itabuna-Bahia-Brasil. Buscamos analisar as limitações e as potencialidades que podem ser identificadas como aspectos estruturantes na trajetória da empresa, discutir sobre a sua consolidação no mercado ao longo de 10 (dez) anos de existência e refletir como a Educação Corporativa pode colaborar com essa trajetória de sucesso. Esta pesquisa é de abordagem qualitativa e de cunho analítico-descritivo. A técnica metodológica adotada para a produção dos dados e das informações foi a aplicação de 09 (nove) questões estruturadas por meio do Google Forms ao gestor e proprietário da empresa, bem como a análise documental. As análises e discussão tiveram um caráter qualitativo. Os dados revelaram alguns desafios encontrados pela empresa no início de suas operações: escassez de recursos financeiros; número reduzido e insuficiência de qualificação dos/as colaboradores/as; falta de infraestrutura adequada; necessidade de melhoramento da qualidade da internet; inexistência de alguns/mas profissionais capacitados/as de áreas específicas, como por exemplo, o Gestor de Pessoas. Os resultados também apontaram enquanto potencialidades desenvolvidas ao longo do tempo: expertise do gestor/proprietário no ramo de provedores de internet e sua qualificação em nível superior; compromisso e comprometimento dos colaboradores/as; investimento em infraestrutura, ampliação e qualificação da equipe de colaboradores por meio da Educação Corporativa envolvendo o desenvolvimento dos Programas de Capacitação e de Segurança no Trabalho; contratação de profissionais experientes e com know-how em áreas específicas como em engenharia elétrica e de segurança, administração, direito, contabilidade, tecnologia da informação, entre outros. Ante o exposto, constatamos que a WN Tellecom apesar de todas as adversidades, se mantém e expande os seus produtos e serviços e se consolida cada vez mais no cenário regional do Sul da Bahia como uma das melhores empresas de provedores de internet.   

Biografía del autor/a

Gleydson da Paixão Tavares, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Doutorando em Educação Científica e Formação de Professores – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB – Campus Jequié (Ba). Técnico Universitário da Universidade Estadual de Santa Cruz/UESC – Ilhéus (Ba).

 

Tiago Soares da Paixão, UNIME

Bacharel em Ciências Contábeis – UNIME e Empresário.

Géssica Francisca Claudino Silva, Faculdade Anhanguera

Tecnóloga em Radiologia – Faculdade Anhanguera. 

Publicado

2024-04-02

Cómo citar

Tavares, G. da P., Paixão, T. S. da, & Silva, G. F. C. (2024). A EDUCAÇÃO CORPORATIVA COMO INSTRUMENTO POTENCIALIZADOR DO CASO DE SUCESSO DA EMPRESA WN TELLECOM – ITABUNA/BA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(4), 351–368. https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13458