A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COMO RECURSO FACILITADOR NO ENSINO DAS ARBOVIROSES
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13412Palabras clave:
Inteligência Artificial. Ensino de Ciências. Arboviroses.Resumen
A tecnologia tem sido responsável por grandes transformações sociais. Desde a ascensão da Internet até os novos recursos da inteligência artificial, todos os avanços tecnológicos do presente na sociedade impactaram o desenvolvimento intelectual do ser humano, impondo uma nova perspectiva conhecida como “cultura digital” ou cibercultura. Sob este prisma, todos os campos do conhecimento foram duramente influenciados pela tecnologia, inclusive a educação. Por esse motivo o professor é considerado um ícone primordial da transformação e da difusão. Assim, a proposta do presente artigo é identificar meios digitais em que o docente avance no contexto tecnológico, se utilizando de ferramentas de inteligência artificial (IA), como recurso facilitador no aprendizado significativo do ensino de ciências aos seus alunos, principalmente com relação ao atual cenário do avanço de casos notificados e agravamento de arboviroses, como dengue, Febre do Oropouche, Febre do Oeste do Nilo, Chikungunya e Zika, entre outras, causadas por ações de vetores, como o Aedes aegypti. A metodologia consistiu em realizar uma criteriosa revisão bibliográfica sistemática, identificando na literatura conceitos relevantes que destaquem o papel do professor, com o objetivo final de desafiar as práticas tradicionais de ensino, utilizando-se desses recursos digitais, em sala de aula ou fora dela.
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