ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA ASSISTÊNCIA AO PRÉ-NATAL NO ENTORNO SUL DE BRASÍLIA-DF, CIDADE OCIDENTAL-GO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i4.13386Palabras clave:
Enfermeiro. Pré-natal. Atenção Básica.Resumen
O objetivo deste é identificar na prática como são realizados os cuidados no pré-natal pelo profissional enfermeiro na Atenção Básica. Trata-se de evidenciar como tem sido os cuidados realizados pelo enfermeiro no pré-natal na Estratégia de Saúde da Família. Foram realizadas pesquisas e após análise demonstrou que o pré-natal é caracterizado como um conjunto de cuidados e ações voltadas ao período gestacional, tendo em vista o desenvolvimento da gestação e do parto saudável. Constatou-se ainda que o enfermeiro desenvolve um atendimento de qualidade e busca qualificações profissional e conhecimento técnico científico para atuar com segurança no cuidado a gestante. Descritores: Enfermeiro; Pré-natal, Atenção Básica. Objetivo: Descrever e ressaltar a importância do acolhimento das gestantes e suas famílias nas Unidades Básicas de Saúde, a fim de identificar riscos maternos e fetais durante o período gestacional e realizar orientações quanto às mudanças físicas e emocionais que ocorrem nesse período. Resultados e discussão: Os dados coletados foram distribuídos em três eixos temáticos: educação permanente como ferramenta para diminuição de erros; contexto histórico e dados do Datasus sobre pré-natal na Cidade Ocidental-GO. Os principais pontos destacados foram o foco na assistência, educação permanente e supervisão de enfermagem. Ressaltando a importância da avaliação constante dos procedimentos e atividades desenvolvidos pelos profissionais de enfermagem na assistência ao pré-natal Permitindo identificar possíveis falhas e corrigi-las, garantindo a qualidade do serviço prestado. Considerações finais: Os cuidados pré-natais devem promover uma gestação saudável e tranquila e a preparação para um trabalho de parto, parto e nascimento respeitoso e seguro, em consonância com a fisiologia do processo de gestar, parir, nascer e amamentar, tornando a mulher conhecedora de seus direitos e fazendo-a compreender o que vai/pode acontecer com ela, o que a tornará capaz de tomar decisões a partir da escolha informada e pautada nos princípios da autonomia e do empoderamento materno. Os enfermeiros da atenção primária são fortes aliados quando ações e esforços precisam ser implementados com vistas a romper com um modelo de atenção biomédica focado em exames e medicamentos.
Objetivo: Descrever e ressaltar a importância do acolhimento das gestantes e suas famílias nas Unidades Básicas de Saúde, a fim de identificar riscos maternos e fetais durante o período gestacional e realizar orientações quanto às mudanças físicas e emocionais que ocorrem nesse período.
Resultados e discussão: Os dados coletados foram distribuídos em três eixos temáticos: educação permanente como ferramenta para diminuição de erros; contexto histórico e dados do Datasus sobre pré-natal na Cidade Ocidental-GO. Os principais pontos destacados foram o foco na assistência, educação permanente e supervisão de enfermagem. Ressaltando a importância da avaliação constante dos procedimentos e atividades desenvolvidos pelos profissionais de enfermagem na assistência ao pré-natal Permitindo identificar possíveis falhas e corrigi-las, garantindo a qualidade do serviço prestado.
Considerações finais: Os cuidados pré-natais devem promover uma gestação saudável e tranquila e a preparação para um trabalho de parto, parto e nascimento respeitoso e seguro, em consonância com a fisiologia do processo de gestar, parir, nascer e amamentar, tornando a mulher conhecedora de seus direitos e fazendo-a compreender o que vai/pode acontecer com ela, o que a tornará capaz de tomar decisões a partir da escolha informada e pautada nos princípios da autonomia e do empoderamento materno. Os enfermeiros da atenção primária são fortes aliados quando ações e esforços precisam ser implementados com vistas a romper com um modelo de atenção biomédica focado em exames e medicamentos.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY