AS CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR PARA A FORMAÇÃO DOS INDIVÍDUOS

Autores/as

  • Luciana Garcia Torino Universidade do Tocantins
  • Keilor da Silva de Sousa Universidade Católica de Pelotas
  • Jesus Alves Rodriguez Universidade Católica de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13346

Palabras clave:

Educação Física. Escolar. Formação. Sociedade.

Resumen

É sabido que os professores devem analisar suas práticas e conteúdos visando contribuir para a formação dos alunos, uma vez que é essencial que o professor de Educação Física busque diferentes métodos que auxiliem no progresso do ensino, desenvolvendo assim um planejamento consistente para enfrentar os desafios da disciplina nas escolas. O objetivo principal da pesquisa é debater sobre a importância da Educação Física escolar na formação dos alunos, buscando contribuir para o processo de ensino-aprendizagem, com objetivos específicos como a descrição da Educação Física escolar e seu contexto histórico, identificação dos princípios da disciplina e sua influência na transformação social, papel do professor na formação integral dos alunos, análise das bases legais da Educação Física escolar, abordagens pedagógico-sociais e como contribuem para a formação dos indivíduos. A prática de Educação Física nas escolas contribui significativamente para a mudança social dos alunos, por meio da construção coletiva de conhecimento e conteúdos relevantes. Além disso, promove a satisfação e o prazer, estimulando novas descobertas e conscientizando sobre a importância do desenvolvimento corporal. Portanto, a Educação Física desempenha um papel estratégico na transformação social do indivíduo.

Biografía del autor/a

Luciana Garcia Torino, Universidade do Tocantins

Fundação Universidade do Tocantins Curso Superior em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Keilor da Silva de Sousa, Universidade Católica de Pelotas

Direito Universidade Católica de Pelotas.

Jesus Alves Rodriguez, Universidade Católica de Pelotas

Tecnologia em processamento de dados UCPel - Universidade Católica de Pelotas.

Publicado

2024-03-26

Cómo citar

Torino, L. G., Sousa, K. da S. de, & Rodriguez, J. A. (2024). AS CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR PARA A FORMAÇÃO DOS INDIVÍDUOS. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(3), 2337–2347. https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13346