INFÂNCIA EM REDE: O PAPEL DAS TECNOLOGIAS NA CONSTRUÇÃO CULTURAL INFANTIL

Autores/as

  • Samary Pinheiro Coelho Universidade Federal do Maranhão – UFMA
  • Weyffson Henrique Luso dos Santos Universidade Estadual do Maranhão – UEMA
  • Patricia Kecianne Costa Ribeiro Universidade Federal do Maranhão – UFMA
  • Rômulo Sampaio Pinheiro Universidade Federal do Maranhão – UFMA
  • Natarsia Camila Luso Amaral Universidade Estadual do Maranhão – UEMA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13287

Palabras clave:

Infância contemporânea. Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Cultura infantil. Práticas educativas. Protagonismo infantil.

Resumen

No cenário contemporâneo, as crianças estão imersas em uma realidade fortemente influenciada pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), o que transforma suas experiências de interação e produção cultural. Este artigo aborda a mudança na percepção das crianças como agentes ativos na construção de sua própria cultura, destacando a importância das TICs nesse contexto. Discute-se a necessidade de as escolas adaptarem suas práticas educativas para contemplar essa nova realidade, reconhecendo as crianças como protagonistas de seu aprendizado. Além disso, enfatiza-se a importância de integrar o conhecimento das culturas infantis contemporâneas e das TICs ao currículo escolar, visando preparar as crianças para uma participação crítica e ética na sociedade digital do século XXI.

Biografía del autor/a

Samary Pinheiro Coelho, Universidade Federal do Maranhão – UFMA

Mestra em Cultura e Sociedade. Universidade Federal do Maranhão – UFMA. 

Weyffson Henrique Luso dos Santos, Universidade Estadual do Maranhão – UEMA

Doutorando em Ensino. Universidade Estadual do Maranhão – UEMA.

Patricia Kecianne Costa Ribeiro, Universidade Federal do Maranhão – UFMA

Doutoranda em Educação. Universidade Federal do Maranhão – UFMA.

Rômulo Sampaio Pinheiro, Universidade Federal do Maranhão – UFMA

Mestre em Biodiversidade e Conservação. Universidade Federal do Maranhão – UFMA.

Natarsia Camila Luso Amaral, Universidade Estadual do Maranhão – UEMA

Doutoranda em Ensino. Universidade Estadual do Maranhão – UEMA.

 

Publicado

2024-03-27

Cómo citar

Coelho, S. P., Santos, W., Ribeiro, P. K. C., Pinheiro, R. S., & Amaral, N. C. L. (2024). INFÂNCIA EM REDE: O PAPEL DAS TECNOLOGIAS NA CONSTRUÇÃO CULTURAL INFANTIL. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(3), 2543–2551. https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13287