COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA

Autores/as

  • Tássio Ricardo de Oliveira Carlos Ivy Enber Christian University
  • Sawana Araújo Lopes de Souza PPGE /UFPB

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13168

Palabras clave:

Administração Educacional. Coordenação Pedagógica. Gestão Escolar.

Resumen

O objetivo deste trabalho foi destacar a importância da gestão escolar democrática, dentro os objetivos secundários: verificar a função social da escola, contextualizar gestão escolar e democrática, e observar o contexto da equipe pedagógica. Para tanto, consiste em uma revisão bibliográfica de abordagem qualitativa acerca da temática. A importância da pesquisa é relacionada aos conhecimentos nos pontos positivos para uma boa gestão escolar, bem como organizar as atividades dos docentes e da instituição de ensino como um todo. Justifica-se esse trabalho ainda por entender como ocorre o processo de gestão educacional sua relevância. Diante das informações apresentadas ao longo do trabalho pode-se concluir que a gestão democrática busca desenvolver ou aplicar uma relação positiva entre os principais componentes do processo educacional (docentes, gestores escolares, alunos, pais). Concedendo assim, uma visão mais ampla do que pode ser introduzido dentro das rotinas escolares a fim de obter um desempenho ou desenvolvimento positivo dos alunos.

Biografía del autor/a

Tássio Ricardo de Oliveira Carlos, Ivy Enber Christian University

Mestrando do Curso de Mestrado em Ciências da Educação da Ivy Enber Christian University.

Sawana Araújo Lopes de Souza, PPGE /UFPB

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE /UFPB).

Publicado

2024-03-07

Cómo citar

Carlos, T. R. de O., & Souza, S. A. L. de. (2024). COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(3), 700–710. https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13168