BENEFÍCIOS DOS ÁCIDOS GRAXOS ÔMEGA-3 NO PROCESSO DE CICATRIZAÇÃO

Autores/as

  • Juliana Almeida Rossi de Freitas Faculdades Integradas Ipitanga- FACIIP

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13142

Palabras clave:

Ácidos graxos. Cicatrização. Anti-inflamatórios. Eicosanóides.

Resumen

A nutrição clínica através de diversos estudos busca evidenciar quais benefícios os nutrientes podem trazer a saúde dos indivíduos. O tema deste trabalho é de suma relevância para que os profissionais de saúde possam se empenhar por uma melhoria na qualidade dos cuidados prestados aos pacientes portadores de lesões cutâneas e a prevenção das mesmas. O presente estudo, realizado por meio de uma extensa revisão bibliográfica tem por objetivo, evidenciar a influência do ômega 3 na modulação à resposta inflamatória, uma vez que as pesquisas sobre este nutriente e o delineamento de seus efeitos podem trazer novos horizontes no tratamento de lesões cutâneas, com otimização na cicatrização. Os ácidos graxos ômega 3, que são essenciais, e do tipo poli-insaturados, apresentam efeitos importantes na minimização dos processos inflamatórios, pois reduzem a síntese de derivados do ácido araquidônico, diminuindo a formação de eicosanóides pró-inflamatórios, propiciando a produção das séries com menor capacidade inflamatória. O processo de cicatrização compreende três fases, a inflamatória ou exsudativa, proliferativa e regenerativa. Para que se tenha uma resposta satisfatória na cicatrização e regeneração tecidual, é necessário que haja uma reação inflamatória, porém os processos inflamatórios inapropriados ou excessivos podem agravar uma lesão, fazendo com que a mesma persista, retardando ou prejudicando o processo de cicatrização. Uma vez que o consumo de ácido graxo ômega 3 está de acordo com as recomendações diárias, conclui se que os efeitos pró inflamatórios do processo de cicatrização podem ser atenuados, resultando em uma reparação tecidual satisfatória.

Biografía del autor/a

Juliana Almeida Rossi de Freitas, Faculdades Integradas Ipitanga- FACIIP

Nutricionista pela IBMR. Pós-graduada em Nutrição Ortomolecular e nutrigenômica com extensão em nutrigenética pela Faculdade Campos Elíseos. Pós-graduada em Medicina Tradicional Chinesa - Acupuntura e Eletroacupuntura pela Faculdades Integradas Ipitanga (FACIIP).

Publicado

2024-03-07

Cómo citar

Freitas, J. A. R. de. (2024). BENEFÍCIOS DOS ÁCIDOS GRAXOS ÔMEGA-3 NO PROCESSO DE CICATRIZAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(3), 719–733. https://doi.org/10.51891/rease.v10i3.13142