PERSPECTIVA DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO DE UMA IES DO PARANÁ EM RELAÇÃO À GRADUAÇÃO E A SUA FUTURA ATUAÇÃO APÓS A FORMAÇÃO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.13047

Palabras clave:

Secretariado Executivo. Instituição de Ensino Superior. Mercado de Trabalho.

Resumen

Esta pesquisa evidencia os possíveis campos de atuação para os profissionais de secretariado e as contribuições do curso Bacharel em Secretariado Executivo. Nesse sentido o objetivo geral desse trabalho foi identificar as perspectivas dos acadêmicos do curso de Secretariado Executivo da Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO, com a intenção de compreender as suas expectativas em relação à graduação e ao futuro profissional dentro da área de formação através de uma pesquisa de campo, onde para a coleta de dados aplicou-se questionários com perguntas fechadas em escala likert e abertas via plataforma do Google formulários aos acadêmicos do 2º, 3º e 4º ano de Secretariado Executivo da UNICENTRO. Para aprofundamento da temática utilizou-se a pesquisa bibliográfica como forma de traçar um panorama sobre o curso de Secretariado Executivo e a pesquisa documental, através da análise do Projeto Pedagógico do Curso, como forma de caracterizar o curso na pesquisa proposta. A partir dos dados levantados e analisados, observou-se que as perspectivas futuras para atuação do profissional de Secretariado é positiva e há pretensão de seguir nesse campo, e as áreas de maior interesse de atuação por ordem decrescente de escolha foram as de assessoria, seguida da gestão, empreendedorismo e consultoria, respectivamente.

Biografía del autor/a

Sandi Ellen Gloeden, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná

Bacharel em Secretariado Executivo, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná – UNICENTRO.

Carlos Roberto Alves, Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná

Doutor em Eng. Florestal pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná (Unicentro). https://orcid.org/0000-0001-7406-0223. 

Publicado

2024-02-27

Cómo citar

Gloeden, S. E., & Alves, C. R. (2024). PERSPECTIVA DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE SECRETARIADO EXECUTIVO DE UMA IES DO PARANÁ EM RELAÇÃO À GRADUAÇÃO E A SUA FUTURA ATUAÇÃO APÓS A FORMAÇÃO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(1), 1609–1624. https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.13047