PERFIL DAS DOENÇAS CARDIOVASCULARES EM UM AMBULATÓRIO DE CARDIOLOGIA NO OESTE DO PARANÁ

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12966

Palabras clave:

Doenças cardiovasculares. Epidemiologia. Prevalência.

Resumen

As doenças do aparelho circulatório são as que possuem maior morbi-mortalidade no Brasil e no mundo. A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), apontou que cerca de 400 mil brasileiros morrem por ano devido a doenças do coração, correspondendo a 30% de todas as mortes do país. Esse estudo é uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa documental, com coleta de dados em prontuários manuais e contidos em sistema operacional Tasy, de 290 pacientes, no período de janeiro de 2021 a dezembro de 2021, de um ambulatório cardiológico no município de Cascavel, Paraná. A pesquisa teve como objetivo primário conhecer as doenças mais prevalentes no ambulatório de cardiologia de Cascavel, sendo observado que a Hipertensão Arterial Sistêmica foi a doença mais frequentemente tratada, presente em 255 dos pacientes (87,93%), e a comorbidade mais apresentada foi a dislipidemia, em 100 pacientes (34,48%). Este estudo também objetivou conhecer o perfil epidemiológico da população e as formas de terapia mais utilizadas pelos pacientes do serviço. Dentre os pacientes inclusos na pesquisa, 56% eram mulheres. As medicações mais utilizadas foram as estatinas, presente no esquema terapêutico de 57,93% dos pacientes e bloqueadores dos receptores de angiotensina, utilizados por 46,90% da população.

Biografía del autor/a

Giulia Pietreski Padilha, Fundação Assis Gurgacz

Acadêmica do Curso de Medicina da Fundação Assis Gurgacz. 

Rui Manuel de Sousa Sequeira Antunes de Almeida, Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz

Médico. Cirurgião Cardiovascular. Doutor em Cirurgia Cardiovascular. Coordenador do Curso de Medicina do Centro Universitário FAG. 

Leonardo Burg Bortoluzzi, Universidade Nove de Julho- UNINOVE

Acadêmica do Curso de Medicina da UNINOVE, Bauru. 

Eduarda Elsenbach Scherer, Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz

Acadêmica do Curso de Medicina da Fundação Assis Gurgacz. 

Maria Eduarda Barbosa Nogueira, Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz

Acadêmica do Curso de Medicina da Fundação Assis Gurgacz. 

Nathaly Trento Machado, Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz

Acadêmica do Curso de Medicina da Fundação Assis Gurgacz. 

Publicado

2024-02-15

Cómo citar

Padilha, G. P., Almeida, R. M. de S. S. A. de, Bortoluzzi, L. B., Scherer, E. E., Nogueira, M. E. B., & Machado, N. T. (2024). PERFIL DAS DOENÇAS CARDIOVASCULARES EM UM AMBULATÓRIO DE CARDIOLOGIA NO OESTE DO PARANÁ. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(1), 806–815. https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12966