A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DO PROFISSIONAL DA PSICOPEDAGOGIA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO

Autores/as

  • Danielly de Lima Pimenta Faveni
  • Tiago Soares Vieira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN
  • José Paulo Costa Diniz Universidade Federal de Campina Grande-UFCG
  • Franciédina Aparecida Soares Vieira Universidade Dom Alberto
  • Kátia Beatriz Vieira Carneiro Faveni
  • Marcia Soares do Nascimento Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12874

Palabras clave:

Psicopedagogia. Ensino-aprendizagem. Escola. Criança.

Resumen

É quase que impossível negar a importância de um profissional quando esse se coloca à disposição do processo de ensino-aprendizagem. A Psicopedagogia, por sua vez, tem se mostrado com veemência na atualidade, pois em consonância com as instituições de ensino, o trabalho do psicopedagogo tem auxiliado nas dificuldades e no desenvolvimento das crianças em seu cotidiano. Com isso, surge a seguinte problemática: Qual a importância do papel do profissional da Psicopedagogia nas instituições de ensino? Para discorrer sobre tal problema, este trabalho teve como objetivo geral discutir a importância do papel do psicopedagogo nas instituições de ensino. O processo metodológico se deu a partir de uma pesquisa-ação, sendo bibliográfica e de campo dentro de uma abordagem qualitativa em que foi construído um questionário estruturado, por meio do Google forms, contendo quatro perguntas subjetivas, direcionado a três psicopedagogas em busca de discutir a importância desse profissional dentro da escola. Os teóricos referenciados para a construção da pesquisa foram: BOSSA (2007); SAMPAIO; TIMBÓ (2019); BRASIL; FILIPE (2020); MANSINI (2006), entre outros. O estudo mostrou que as psicopedagogas, depois que fizeram a pós-graduação em Psicopedagogia, perceberam que os educadores em si precisam sobretudo, de um olhar inclusivo e voltado para o real e significativo desenvolvimento das crianças, principalmente aquelas que precisam de um acompanhamento especializado para o seu crescimento enquanto sujeito social. Conclui-se que ficou claro o quanto o profissional da Psicopedagogia tem importância para a comunidade escolar, pois todos têm o direito de aprender e devem ser incluídos no processo de aprendizagem.

Biografía del autor/a

Danielly de Lima Pimenta, Faveni

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Maciço de Baturité (FMB). Graduada em Letras/Português pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faveni e Graduanda em Letras Português/Inglês pela Faveni. 

Tiago Soares Vieira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN

Graduado em Letra português pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Pedagogia pelo Instituto São Judas Tadeu (INSESJTD), Especialista em Psicopedagogia pela Pós-Fip e em Gestão Educacional pela Universidade Dom Alberto, Mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). 

José Paulo Costa Diniz, Universidade Federal de Campina Grande-UFCG

Licenciado em Pedagogia, Graduado em Ciências Agrárias, e Bacharel em Agronomia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Horticultura Tropical (PPGHT) pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Franciédina Aparecida Soares Vieira, Universidade Dom Alberto

Graduada em Letras/Português pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Pedagogia pela Faculdade Entre Rios do Piauí (FAERPI), Especialista em Psicopedagogia pela Pós-Fip e em Gestão Educacional pela Universidade Dom Alberto. 

Kátia Beatriz Vieira Carneiro, Faveni

Graduanda em Letras Português pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Pedagogia pela Faveni, especializanda em Neuropsicopedagogia pela Pós - FIP.  

Marcia Soares do Nascimento, Universidade Estadual da Paraíba

Graduanda em Letras Português pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Publicado

2024-01-31

Cómo citar

Pimenta, D. de L., Vieira, T. S., Diniz, J. P. C., Vieira, F. A. S., Carneiro, K. B. V., & Nascimento, M. S. do. (2024). A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DO PROFISSIONAL DA PSICOPEDAGOGIA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(1), 84–97. https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12874