AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E SUA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12873Palabras clave:
Avaliação da Aprendizagem. Tipos de Avaliação. Contexto Pedagógico. Gestão.Resumen
No espaço escolar, muito se fala sobre a avaliação da aprendizagem e os principais tipos existentes pelo fato de estar relacionada de modo crucial na construção do conhecimento dos estudantes e por auxiliar os professores nas ações didáticas-pedagógicas em sala de aula. A pesquisa aqui abordada tem a seguinte problemática: Qual a importância de se entender o processo de avaliação da aprendizagem na gestão pedagógica? Para discutir essa indagação, este trabalho teve como objetivo principal identificar e caracterizar os tipos de avaliação envolvidos no processo avaliativo. A metodologia se deu a partir de uma pesquisa bibliográfica, sendo elaborada a partir das bases de dados do Google Acadêmico, através da leitura de artigos científicos, livros, teses, que permitiu a realização de resenhas e fichamentos a fim de interpretar as abordagens discutidas pelos teóricos referenciados, que dentre eles são: LUCKESI (2011), LIBÂNEO (1994), PERRENOUD (1999), HOFFMANN (1993), SANT’ANA (2014), entre outros. O estudo mostrou que existem dificuldades na área pedagógica quando a questão é avaliar, pois deve-se entender, que segundo os autores, avaliar não é somente julgar e no fim comparar números, mas sim quando realizada de maneira organizada e sistemática garante ao professor estratégias que promovem o aprendizado concreto do aluno. Conclui-se então a relevância de se entender o processo de avaliação da aprendizagem no contexto pedagógico, como também os tipos avaliativos, que, uma vez trabalhados de forma conjunta, contribuem para a aprendizagem dos discentes.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY