AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E SUA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO

Autores/as

  • Tiago Soares Vieira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • José Paulo Costa Diniz Universidade Estadual da Paraíba-UEPB
  • Danielly de Lima Pimenta Faveni
  • Franciédina Aparecida Soares Vieira Universidade Dom Alberto
  • Kátia Beatriz Vieira Carneiro Faveni
  • Camila Vasconcelos Carneiro Vieira Faculdade Integrada do Brasil-FAIBRA

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12873

Palabras clave:

Avaliação da Aprendizagem. Tipos de Avaliação. Contexto Pedagógico. Gestão.

Resumen

No espaço escolar, muito se fala sobre a avaliação da aprendizagem e os principais tipos existentes pelo fato de estar relacionada de modo crucial na construção do conhecimento dos estudantes e por auxiliar os professores nas ações didáticas-pedagógicas em sala de aula. A pesquisa aqui abordada tem a seguinte problemática: Qual a importância de se entender o processo de avaliação da aprendizagem na gestão pedagógica? Para discutir essa indagação, este trabalho teve como objetivo principal identificar e caracterizar os tipos de avaliação envolvidos no processo avaliativo. A metodologia se deu a partir de uma pesquisa bibliográfica, sendo elaborada a partir das bases de dados do Google Acadêmico, através da leitura de artigos científicos, livros, teses, que permitiu a realização de resenhas e fichamentos a fim de interpretar as abordagens discutidas pelos teóricos referenciados, que dentre eles são: LUCKESI (2011), LIBÂNEO (1994), PERRENOUD (1999), HOFFMANN (1993), SANT’ANA (2014), entre outros. O estudo mostrou que existem dificuldades na área pedagógica quando a questão é avaliar, pois deve-se entender, que segundo os autores, avaliar não é somente julgar e no fim comparar números, mas sim quando realizada de maneira organizada e sistemática garante ao professor estratégias que promovem o aprendizado concreto do aluno. Conclui-se então a relevância de se entender o processo de avaliação da aprendizagem no contexto pedagógico, como também os tipos avaliativos, que, uma vez trabalhados de forma conjunta, contribuem para a aprendizagem dos discentes.

Biografía del autor/a

Tiago Soares Vieira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Especialista em Psicopedagogia pela Pós-Fip e em Gestão Educacional pela Universidade Dom Alberto. Graduado em Letra português pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Pedagogia pelo Instituto São Judas Tadeu (INSESJTD).

José Paulo Costa Diniz, Universidade Estadual da Paraíba-UEPB

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Horticultura Tropical (PPGHT) pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Licenciado em Pedagogia, Graduado em Ciências Agrárias, e Bacharel em Agronomia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). 

Danielly de Lima Pimenta, Faveni

Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faveni e Graduanda em Letras Português/Inglês pela Faveni. Graduada em Pedagogia pela Faculdade Maciço de Baturité (FMB). Graduada em Letras/Português pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Franciédina Aparecida Soares Vieira, Universidade Dom Alberto

Especialista em Psicopedagogia pela Pós-Fip e em Gestão Educacional pela Universidade Dom Alberto. Graduada em Letras/Português pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Pedagogia pela Faculdade Entre Rios do Piauí (FAERPI). 

Kátia Beatriz Vieira Carneiro, Faveni

Especializanda em Neuropsicopedagogia pela Pós - FIP.  Graduanda em Letras Português pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e Pedagogia pela Faveni.

Camila Vasconcelos Carneiro Vieira, Faculdade Integrada do Brasil-FAIBRA

Especialista em Psicopedagogia pela Pós-Fip e em Gestão e supervisão Educacional pela Universidade Dom Alberto. Graduada em Licenciatura Pedagogia pela Faculdade Integrada do Brasil (FAIBRA).

Publicado

2024-01-31

Cómo citar

Vieira, T. S., Diniz, J. P. C., Pimenta, D. de L., Vieira, F. A. S., Carneiro, K. B. V., & Vieira, C. V. C. (2024). AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E SUA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 10(1), 18–30. https://doi.org/10.51891/rease.v10i1.12873