O LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS DAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE ITABUNA-BA: UMA ANÁLISE PAUTADA NA SEXUALIDADE E NA REPRODUÇÃO HUMANA NA PERSPECTIVA CTS
DOI:
https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12729Palabras clave:
Reprodução Humana. Sexualidade. Livros Didáticos. Protagonismo. CTS.Resumen
A reprodução é um fenômeno biológico de grande importância para os seres vivos, pois ela é responsável pela perpetuação das espécies no planeta. Entretanto, na espécie humana, os indivíduos, também, se relacionam sexualmente pela obtenção de prazer e não apenas pela reprodução. Assim, a sexualidade humana é considerada complexa, pois envolvem diversos fatores sociais, culturais, econômicos, psicológicos, éticos, e religiosos. Desse modo, ao trabalhar com esse conteúdo é necessária a inclusão de temas sociais de modo a contribuir para a formação crítica e responsável das/os alunas/os. E para isso, as/os professoras/es de ciências poderão utilizar a perspectiva curricular CTS que tem como objetivo, entre outros, um ensino mais humanizado das ciências que favoreça o desenvolvimento do pensamento crítico e socialmente justo. Dessa maneira, é possível desenvolver o protagonismo e a tomada de decisões ao estimular o debate de questões sociocontroversas em sala de aula, o que torna o aprendizado desses conteúdos mais vantajoso para a vida em sociedade ao se aproximar com o cotidiano das/os alunas/os. Essa pesquisa buscou analisar como são abordados os conteúdos de reprodução humana e sexualidade na perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade - CTS nos livros didáticos de ciências de 14 (quatorze) escolas da rede pública estadual do ensino fundamental da cidade Itabuna, Bahia, de modo a favorecer a formação da cidadania. A investigação é de natureza descritiva e analítica e de abordagem qualitativa. A técnica metodológica adotada para a produção dos dados e das informações foi a pesquisa documental, e a análise pautada na Análise Textual Discursiva. Os resultados apontam: que os conteúdos dos livros didáticos encorajam as/os alunas/os em ações pessoais e sociais responsáveis; que em relação à reprodução humana e sexualidade na perspectiva curricular CTS, promovem a inclusão de problemáticas do contexto social brasileiro de dados oficiais do governo, como gravidez na adolescência e campanhas preventivas de combate as doenças sexualmente transmissíveis, o que estimula a reflexão crítica das/os alunas/os por conta dessas questões, o que acaba por promover o desenvolvimento da autonomia de pensamento ao aproximar tais problemas com a realidade delas/es; e que os conteúdos são apresentados de modo articulado com as questões sociais, o que possibilita as/os professoras/es, através dos debates, problematizar em sala de aula os temas sociocontroversos, possibilitando dessa forma, uma aprendizagem significativa das/os alunas/os, pois a aproximação com a realidade delas/os proporciona um maior engajamento nas discussões, enriquecendo ainda mais as aulas de ciências.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Atribuição CC BY