A INCLUSÃO DE MULHERES NO CAMPO DE ESTÁGIO: PROTAGONISMO FEMININO EM FOCO

Autores/as

  • Joelma Paz da Silva IFAM
  • Paulo Henrique Rocha Aride IFAM

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12715

Palabras clave:

Estágio profissional. Educação Profissional e Tecnológica. Mulheres. Mundo do trabalho.

Resumen

A pesquisa analisa aspectos que caracterizam as dificuldades na inclusão ao mundo do trabalho no campo da formação profissional, no qual destacamos a importância por meio do estágio.  Sendo em alguns casos os primeiros contatos com a experiência profissional, iniciando os desafios em ingressar em uma área técnica. Assim, a pesquisa vem na desconstrução dessas desigualdades que tomam proporção quando o assunto se refere ao acesso de mulheres na área técnica, nos levando a pensar e sustentar um estudo que integrasse a formação técnica, o gênero, o estágio e o mundo do trabalho como uma construção ontológica-histórica ao longo do tempo. Desta forma, lançamos o seguinte problema científico: Existe influência do fator gênero na inclusão para o estágio curricular do curso de Mecânica da Educação Profissional Técnica de Nível Médio na modalidade subsequente do CMC? Explicamos que os cursos subsequentes são cursos com a modalidade oferecidos a estudantes que concluíram o ensino médio. Tem como objetivo geral: Compreender os processos de inclusão e participação de mulheres no curso de Mecânica da Educação Profissional Técnica de Nível Médio na modalidade subsequente. Traçamos três objetivos específicos: 1) Compreender as relações e processos que envolvem discussões sobre o gênero na inclusão ao estágio profissional; 2) Identificar as dificuldades enfrentadas pelas estudantes finalistas no processo de inclusão ao mundo trabalho; 3) Descrever as barreiras sociais que dificultam a participação no ingresso das estudantes no mundo do trabalho por meio do estágio profissional. O método usado na pesquisa foi o estudo de caso único. Realizamos uma abordagem qualitativa, envolvendo as mulheres, egressos, professores, técnicos administrativos e agente de integração de estágios, que possibilitou entrevistas prolongadas e rodas de conversas com as turmas finalistas, que aplicamos como instrumento na coleta dos dados com a análise dos resultados, conduzida por meio da Análise de Conteúdo.

Biografía del autor/a

Joelma Paz da Silva, IFAM

Mestranda no ProfEPT. Assistente Social -IFAM/Campus Manaus Centro..

Paulo Henrique Rocha Aride, IFAM

Doutor em Biologia de Água Doce e Pesca Interior. Professor – IFAM/Campus Manaus Centro.

Publicado

2023-12-22

Cómo citar

Silva, J. P. da, & Aride, P. H. R. (2023). A INCLUSÃO DE MULHERES NO CAMPO DE ESTÁGIO: PROTAGONISMO FEMININO EM FOCO. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(11), 4066–4086. https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12715