A PREVALÊNCIA DE DEPRESSÃO E ANSIEDADE EM ESTUDANTES DE MEDICINA

Autores/as

  • France Willian Ávila do Nascimento Bombeiro Militar do Estado do Acre
  • Andréa Araújo dos Santos Universidade Privada Aberta Latinoamericana – UPAL

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12696

Palabras clave:

Acadêmicos de medicina. Depressão. Saúde mental.

Resumen

A depressão se caracteriza pela presença de tristeza, pessimismo e baixa autoestima. Ela também provoca ausência de prazer em atividades as quais antes eram prazerosas, além de causar oscilações no comportamento humano que podem estimular ao suicídio. A ansiedade é uma preocupação excessiva, persistente e que provoca medo em algumas situações cotidianas. Ela é uma condição normal do ser humano, porém só é considerada indicador de doença quando os sentimentos se tornam excessivos e interferirem na vida cotidiana. Atualmente, os casos de depressão e ansiedade vem aumentando entre acadêmicos de cursos na área de medicina. Isso ocorre devido a diversos fatores sociais, ambientais e psicológicos, os quais estão presentes desde o ingresso na faculdade, internato e formatura. Este estudo trata-se de uma revisão literária realizada nas bases de dados da PubMed, Scielo, Periódico da Capes, Google Acadêmico e livros publicados no período até o ano de 2023. O objetivo deste estudo foi discutir sobre a prevalência de depressão e ansiedade em acadêmicos de cursos de medicina. Como resultados foram identificados elevada prevalência de depressão e ansiedade, justificando-se como fatores promotores destes distúrbios a sobrecarga de estudos, pouco tempo para atividades de lazer, insatisfação com o curso e cobrança pessoal. Conclui-se que a prevalência de depressão e ansiedade entre discentes de medicina encontra-se alto, é importante a criação de estratégias para fornecer apoio psicológico para estes acadêmicos durante a sua formação.

Biografía del autor/a

France Willian Ávila do Nascimento, Bombeiro Militar do Estado do Acre

Pós-Graduado em Fisiologia do Exercício, Pós – Graduado em Treinamento Desportivo. Possui Graduação em Educação Física – Licenciatura, pela Universidade Federal do Acre – UFAC. Possui Graduação em Educação Física Bacharelado, pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Tem experiência na área de Educação Física com ênfase em Musculação. Foi coordenador de modalidades pelo Estado do Acre no Jogos Escolares Brasileiros – JEB´S 2021 no Rio de Janeiro – Brasil. Foi aprovado no concurso para o cargo de professor substituto pela Universidade Federal do Acre – UFAC para atuar no Centro de Ciências da Saúde e do Desporto – CCSD. Atualmente estar aprovado no concurso para o cargo de Bombeiro Militar do Estado do Acre.

Andréa Araújo dos Santos, Universidade Privada Aberta Latinoamericana – UPAL

Graduada em Medicina Bacharelado, pela Universidade Privada Aberta Latinoamericana – UPAL, em Cochabamba, Bolívia. Possui Graduação em Enfermagem Bacharelado, pela Universidade Federal do Acre – UFAC. Tem experiência na área de Enfermagem onde atuou na Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e auditoria interna de prontuários da Pronto Clínica de Rio Branco – Acre. Tem experiência na área médica em assistência a pacientes em centro cirúrgico.

Publicado

2023-12-22

Cómo citar

Nascimento, F. W. Ávila do, & Santos, A. A. dos. (2023). A PREVALÊNCIA DE DEPRESSÃO E ANSIEDADE EM ESTUDANTES DE MEDICINA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(11), 4092–4102. https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12696