DESAFIOS NO ACESSO EQUITATIVO À SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA NO BRASIL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores/as

  • Rafaela Galoni de Oliveira UniRedentor/Afya
  • Ana Carolina Valeriote de Oliveira Coelho UniRedentor/Afya
  • Danniel Correia de Lima Santos UniRedentor/Afya
  • Tobias Eleoterio Queres UniRedentor/Afya
  • Patrícia Passos Martins UniRedentor/Afya

DOI:

https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12663

Palabras clave:

Acesso. Desafios. Mulheres. Saúde sexual. Saúde reprodutiva.

Resumen

Embora o acesso aos serviços de saúde sexual e reprodutiva no Brasil seja respaldado como um direito assegurado pelo Estado, tem-se que este não é proporcionado de forma equitativa, contrariando o princípio constitucional de universalidade do sistema público de saúde. Diante desse cenário, o presente estudo tem como objetivo investigar quais são as barreiras e desafios no acesso das mulheres aos serviços de saúde sexual e reprodutiva. Trata-se de uma revisão bibliográfica integrativa de caráter qualitativo e exploratório realizada a partir da busca pelos descritores “saúde reprodutiva” e “saúde sexual” nas plataformas BVS (Biblioteca Virtual em Saúde) e SCIELO (Scientific Electronic Library Online), que resultou em 266 artigos, dos quais 6 foram selecionados após aplicação dos critérios de exclusão e leitura. A partir da análise dos resultados, conclui-se que as dificuldades de acesso aos serviços de saúde variam conforme aspectos subjetivos das mulheres, como classe social, idade e raça, e envolvem peculiaridades das regiões onde se apresentam. A insuficiência de recursos e infraestrutura e a seletividade de sua oferta se sobressaem dentre os desafios identificados, bem como a vulnerabilidade das assistidas, o atendimento mecanicista e a estigmatização por parte dos profissionais e da comunidade, sustentados em valores morais, religiosos e patriarcais. Portanto, verifica-se a necessidade da implantação de redes de atendimento baseadas nas necessidades e características locais, com a articulação entre equipes compostas por profissionais capacitados e especializados nos direitos das mulheres, empenhadas em estratégias de superação das barreiras de acesso aos serviços e na promoção de um atendimento humanizado que favoreça a adesão de suas usuárias.

Biografía del autor/a

Rafaela Galoni de Oliveira, UniRedentor/Afya

Acadêmica de Psicologia, UniRedentor/Afya. 

Ana Carolina Valeriote de Oliveira Coelho, UniRedentor/Afya

Acadêmica de Psicologia, UniRedentor/Afya. 

Danniel Correia de Lima Santos, UniRedentor/Afya

Acadêmico de Psicologia, UniRedentor/Afya. 

Tobias Eleoterio Queres, UniRedentor/Afya

Acadêmico de Psicologia, UniRedentor/Afya. 

Patrícia Passos Martins, UniRedentor/Afya

Pós-graduada em Fisioterapia em Gerontologia e Saúde Mental pela Universidade Cândido Mendes. Docente no curso de Psicologia da UniRedentor/Afya.

Publicado

2023-12-18

Cómo citar

Oliveira, R. G. de, Coelho, A. C. V. de O., Santos, D. C. de L., Queres, T. E., & Martins, P. P. (2023). DESAFIOS NO ACESSO EQUITATIVO À SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA NO BRASIL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Ibero-Americana De Humanidades, Ciências E Educação, 9(11), 3605–3615. https://doi.org/10.51891/rease.v9i11.12663